Saber coisas nunca fez mal!

Inteligência Artificial ou Controlo Artificial?

Redatora com Futuro
21 Setembro 2022

O acesso dos jovens ao mercado de trabalho está cada vez mais limitado, seja a nível das vagas, seja inclusive a nível da seleção para estas. Qual a razão? 

 

Podemos apontar várias, contudo, uma que mais recentemente se fala, é o uso de Inteligência Artificial como um “filtro” a nível da contratação. De um grosso modo, a Inteligência Artificial é a capacidade que algumas máquinas possuem, de à semelhança dos seres humanos, aprenderem, perceberem e decidirem quais caminhos seguir, de forma dita como “racional”.

 

Mas será que isto é assim tão certo e seguro?

Num artigo publicado pela Harvard Business Review (se quiseres dar uma vista de olhos clica aqui), são apresentadas algumas críticas e alguns exemplos, de que a Inteligência Artificial se torna ainda mais tendenciosa que a forma de contratação dita “normal”, isto porque, se a forma tradicional de contratação por vezes já não é ética e justa, o padrão de escolha da Inteligência Artificial comprovadamente exclui mulheres, minorias e trabalhadores mais velhos. 

 

Agora, reflete comigo na seguinte questão:

Se a Inteligência Artificial é no fundo um algoritmo e se os algoritmos são criados pelo homem, além de que é necessário programar e também a programação é feita pelo homem, então não podemos culpar a Inteligência Artificial, mas sim e só os paradigmas do ser humano, no fundo os obstáculos são criados pelo homem, mas não desanimes, tal como o ser humano teve inteligência para desenvolver a Inteligência artificial, também tu tens capacidades para contornares esta situação! Não te esqueças, tal como disse e bem Fernando Pessoa “O Homem é do tamanho do seu sonho”, nunca deixes de lutar e acreditar. É para isso que aqui estamos.

 

Para concluir e não me tornar cansativa, quero que acima de tudo penses em tornares-te a melhor versão de ti, de certeza que será impossível dizerem-te que não! Parece-te bem, não parece? Deixo-te mais uma pequena ajuda, clica aqui e aprende soft skills com um dos muitos artigos do Unlimited para o teu futuro não ser limitado por nada!


DEIXA UM COMENTÁRIO