Foi lançado o “Guia para a utilização de linguagem inclusiva da Universidade Nova de Lisboa", uma iniciativa da Universidade NOVA de Lisboa, do Gabinete de Igualdade e Inclusão da NOVA e da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género (CIG) no seguimento da iniciativa “Novembro é o Mês da Diversidade e Inclusão na NOVA”
Este projeto visa a promoção de um ambiente académico mais inclusivo e uma cultura de respeito, orientando estudantes e pessoal académico e administrativos da instituição na utilização de uma linguagem que elimine estereótipos que assegure a representatividade.
Como sabemos, vivemos numa sociedade em constante mudança e, por isso, temos de entrar no ritmo. Por este motivo, a Universidade NOVA de Lisboa definiu o guia como um “instrumento vivo”, que, perante a necessidade de se adaptar às transformações sociais, está aberto a sugestões e atualizações para responder aos desafios diários.
Algumas das abordagens principais apresentadas “Guia para a utilização de linguagem inclusiva” são:
Neutralização do Género ➡️ recomenda-se a utilização a termos neutros que não sejam específicos a um género: “a pessoa candidata” na vez de “o candidato”, “o corpo docente” em substituição de “os docentes”. Estas mudanças asseguram uma maior abrangência e respeitam pessoas que não se identificam com o sistema binário de género.
Especificação explicita do género ➡️ é proposto que se recorra à forma dupla: “candidatos e candidatas” ou com recurso a barras “candidato/a” para que ambos os géneros sejam mencionados de forma clara.
Evitar expressões e termos discriminatórios ➡️ substituir termos que estejam associados a estereótipos: “macho-alfa” por alternativas neutras; “pessoa de cor” por “pessoa racializada”. Esta abordagem elimina termos que, ainda que não intencionalmente, sejam associados a preconceitos.
Comunicação Visual Inclusiva ➡️ a representatividade vai muito além da escrita, como tal, o guia aborda a comunicação visual: utilização de imagens diversificadas em questões de género, etnia, idade e outras características
Estas práticas pretendem mostrar que a Universidade NOVA de Lisboa é um espaço aberto a todas as pessoas e que se preocupa em tornar o seu espaço acolhedor e capaz de implementar uma cultura assente no respeito, empatia e inclusão.
Podes descarregar o guia na página oficial da Universidade NOVA de Lisboa ou acede por aqui.