Mercado de Trabalho

LinkedIn: a rede social onde tens de estar

Redatora com Futuro
17 Maio 2023

Talvez já tenhas ouvido falar do Linkedin, mas na tua cabeça não tens uma ideia clara do que possa ser. Se estás à procura de emprego ou de fazer parte de uma comunidade nas tuas áreas de interesse, para tudo e continua a ler! Neste artigo, vamos explicar-te o que é, como funciona e porque deves usar.

 

O Linkedin é uma rede social com imensas oportunidades de emprego e possibilidade de obter contactos em vários campos profissionais. É uma ótima ferramenta para criares o teu currículo online, de forma interativa e acessível. Mas esta não é só uma plataforma para perfis independentes. As empresas também podem fazer parte deste universo, não só como entidades empregadoras, como também enquanto serviço inserido numa comunidade.

 

A verdadeira questão é “Porque devo ter Linkedin?” Há várias razões para estares nesta rede:

1. É a rede social de referência no mercado de trabalho;

2. Podes criar um currículo criativo, profissional e atualizá-lo sempre que quiseres;

3. Encontrar oportunidades de emprego;

4. Conhecer novos projetos;

5. Transmitir experiências, gostos e ambições profissionais. Às vezes, não é possível falar sobre determinados assuntos numa entrevista de emprego. Logo, o Linkedin permite-te aproximar mais dos recrutadores;

6. Estabelecer contacto com pessoas nas áreas de interesse;

7. Cursos online LinkedinLearning para qualquer esfera profissional. Podes aceder aos mesmos na própria plataforma. Basta escolheres!

 

Há ainda algo muito importante que deves saber: Muitas empresas de vários setores procuram jovens talentos na rede. Não acontece só aos outros. Pode também acontecer contigo! O primeiro contacto com as entidades é fulcral. Por isso, vamos explicar-te o que deves fazer para te destacares no Linkedin.

 

Primeiro de tudo é preciso criares um bom perfil, incluindo uma fotografia profissional, uma descrição clara sobre os teus pontos fortes e a tua ocupação. Deixamos-te um link para te ajudar neste processo: https://br.linkedin.com/learning/como-aproveitar-ao-maximo-o-linkedin/passo-a-passo-da-criacao-de-uma-conta-no-linkedin

 

Depois de inserires todos os dados, é a hora de explorares o site. Conecta-te com pessoas associadas às tuas preferências profissionais. Faz também parte de grupos nos mesmos ramos. Isto permitirá interação com outros utilizadores da área. Para que essa interação seja significativa, deves partilhar conteúdos e participar em possíveis discussões. Este link dir-te-á mais sobre como te deves posicionar na rede: https://www.michaelpage.pt/advice/gest%C3%A3o-de-carreira/conselhos-para-pesquisa-de-emprego/cinco-passos-para-criar-o-perfil-de

Para além desta partilha, é importante que no teu próprio perfil faças publicações sobre as tuas atividades profissionais. Atenção! Não utilizes o Linkedin como utilizas o Twitter ou o Instagram. Não partilhes coisas pessoais e que faças no dia a dia. Partilha apenas conteúdo de interesse profissional.

 

Agora que sabes o que é o Linkedin, não percas mais tempo e entra neste mundo. Começa a estabelecer contactos. Encontra novas oportunidades. Terás mais facilidade em mover-te no mercado de trabalho.


DEIXA UM COMENTÁRIO