Malta Inspirada!

Mudar de Informática para Gestão: uma carta para o Passado.

8 Outubro 2020

Se estás a ler isto ou é porque és Groupie da malta da Inspiring Future, como eu, ou então, estás preocupad@ com a decisão que tomaste e com o resultado da tua colocação... Pois bem, achamos que este artigo te vai ajudar!

O que vais ver aqui em baixo, é uma carta que escrevi há pouco tempo para mim próprio, quase como um fechar de capítulo e começo de outros. Espero que ajude a aliviar a pressão que é começar uma "vida nova" no Ensino Superior.

"Olá, Tiago de 17 anos,

Estou a escrever-te esta carta, esta tarde, já com 22 anos, já licenciado, às portas do mestrado e praticamente a entrar no mercado de trabalho a tempo inteiro, ou pelo menos é esse o plano.

Tenho novidades para te contar, umas boas, outras menos positivas, mas a realidade é que te vão fazer crescer, mesmo que seja difícil de aceitar!

Começando pelas menos positivas. Tens 17 anos, estás a acabar o ensino secundário e estás prestes a ingressar num curso de engenharia Informática, sabes que não vai ser o teu plano A e muito menos o B ou o C. No entanto, como todas as decisões que tomaste até essa data, vais aceitar.

Aceitar o desafio vai ser fácil, parece seguro. Estás prestes a começar um dos cursos com mais saída do mercado de trabalho, achas que computadores é a tua praia e vais ainda satisfazer os desejos das pessoas à tua volta.

Dentro de poucos meses vais começar a sentir os primeiros calafrios: começas a perceber que poderás estar a fazer algo que odeias para o resto da tua vida. Os teus amigos parecem conseguir saber fazer tudo e tu nem com a ajuda deles.

Vai ser difícil, no fim do 1º semestre vais pensar que poderá ser falta de empenho e vais duvidar de ti próprio.

Mais uma vez, vais optar pela decisão mais segura e continuar mais um semestre, porque quem sabe algo poderá mudar se te empenhares ainda mais.

Vais chegar ao fim do 1º ano completamente saturado desta engenharia. Sem saber bem o que fazer.

Um dia, há uma revolução. Depois da defesa e discussão de um trabalho, que pensavas que ia ser a tua primeira grande vitória, mas onde acabas por falhar por completo, - um autêntico desastre para ser mais preciso - decides tomar a decisão mais importante da tua vida.

Pela primeira vez nos teus 18 anos, vais sair completamente da zona de conforto. Vais saltar para um barco a remos cheio de buracos de incerteza e insegurança – vais mudar de curso.

Espero que não tenhas medo e que tenhas a coragem de falar sobre o assunto com os que estão mais próximos de ti. Vais aperceber-te que uns dirão: "Enlouqueces-te?", outros: "Só agora? Não te preocupes não vais ser o primeiro, nem serás o último a fazer isto".

Vais chegar a setembro com algum receio da tua escolha, mas não te preocupes, ao fim de um semestre rapidamente vais estar integrado na nova instituição e vais perceber que sair daquele cruzeiro de conforto foi a escolha mais acertada.

Agora que lhe tomaste o gosto, não queres outra coisa. “Desconforto, onde estás? Vem cá!” – vai passar a ser o teu Mindset.

Aqui vai ele: nova aventura como shaper da Forall Phones e, mais tarde como leader da tua própria equipa. Vais apanhar todos os barcos a remos que ela te der.

Se nesta altura achas isto tudo bom demais, não te preocupes: ainda vais participar na Web Summit e ajudar um movimento a tornar-se um partido político em Portugal.

Não estejas assustado com o que ainda aí vem, porque quando deres por ti já estarás a embarcar numa viagem para Inglaterra onde irás passar um semestre a fazer Erasmus.

Claro que vais ter algum receio de largar tudo o que nessa altura parece perfeito. Vais duvidar da tua escolha, até porque ao início nada é definitivo, mas assim que assumes o compromisso contigo próprio já nada te vai fazer voltar atrás.

Vais estar com 21 anos por tua conta em Inglaterra, no mesmo sítio onde os Beatles escrevam as suas canções e os seus êxitos. Também tu poderás escrever o teu próprio sucesso, à tua maneira, focando-te em ti e no teu caminho.

Acima de tudo, lembra-te de quem está sempre pronto a ajudar-te a chegar ao topo e que te motiva. Aproveita todas as oportunidades que puderes!

Se assim o fizeres, vais chegar onde queres, quando queres e ainda vais poder retribuir mais tarde."


DEIXA UM COMENTÁRIO