Ensino Superior

Não estou a ter bons resultados, e agora?

Redatora FUTURE
11 Novembro 2024

Não tiraste a nota que querias naquele exame? Tem calma! Não é o fim do mundo. A situação pode parecer assustadora especialmente pela pressão que enfrentamos para delinear um percurso académico promissor, no entanto a forma como lidamos com os nossos insucessos é uma das chaves mais importantes para o crescimento pessoal e profissional.  
E como é que podes fazer isso?  
 
➡️Aceita as dificuldades como parte natural do teu caminho 
Usa os teus erros como inspiração – eles obrigam-te a sair da tua zona de conforto e a procurar novas soluções. Ao errar abres uma oportunidade para ver as tuas fraquezas e para melhoria. Se possível, marca uma reunião com o teu professor para juntos analisarem a prova e te ajudar nos aspetos a melhorar.  
➡️Tira dúvidas com os professores  
Não tenhas medo de o fazer! Maior parte dos professores disponibilizam o próprio e-mail e assim podes (e deves) tirar as tuas dúvidas caso não te sintas à vontade para o fazeres à frente de uma turma.  
 
➡️Evita a comparação 
Cada pessoa tem o seu próprio ritmo e forma de lidar com desafios, a comparação pode levar-te a sobrevalorizar o caminho do outro e, erradamente, menosprezar o teu – focares-te nos teus próprios objetivos e no teu caminho é mais saudável e eficaz. Toda a gente comete erros e tem altos e baixos, não existe um percurso perfeito.  
 
➡️Não desistas à primeira  
Os erros podem abalar a nossa confiança, mas é importante aprender a resistir e continuar a tentar queda após queda. Muitos profissionais de sucesso falharam imensas vezes até atingirem o sucesso. Sabias que várias editoras rejeitaram publicar as obras de JK Rowling antes do seu grande sucesso com Harry Potter?  
 
➡️Conversa/ Desabafa com alguém 
Partilhar a tua experiência com alguém pode reduzir a pressão e ajudar-te a sentires-te abraçado e compreendido. É importante criar um ambiente onde o erro é encarado como parte do processo e o fracasso é normalizado como parte da experiência académica.  
 
Agora que já tens estas dicas, aplica-as sem moderação e não desanimes. Continua com o bom trabalho!  


DEIXA UM COMENTÁRIO