Life Hacks

Não há soluções milagrosas, mas isto pode ajudar com a tua ansieade!

Editor Unlimited Future
19 Outubro 2020

As pessoas ansiosas, por norma, estão presas num de dois momentos, ou preocupadas com o que vai acontecer ou a stressar com o que já aconteceu. Se és uma destas pessoas, deve acontecer-te muitas vezes estar preocupad@ com o que pode correr mal no futuro e/ou chateado/irritado com o que correu mal no passado. Seja de um lado ou do outro isso só acrescenta mais stress e peso ao cérebro e ao corpo.

 

Porque é que nos focamos mais no que é negativo naturalmente?

A primeira coisa que tens de perceber é que o nosso cérebro, pela forma como foi evoluindo com o tempo, tem uma tendência a fixar-se nas coisas negativas e está constantemente em modo “alerta”. Isto acontece porque antigamente tínhamos de faze-lo para sobreviver e memorizar o que tinha corrido mal para poder adaptar no momento seguinte.

Algumas pessoas, atualmente, devido à pressão social/profissional existente nas nossas vidas, levam isto a um extremo – seja de forma consciente ou inconsciente.

 

Qual é a solução?

Fazer algo tão simples que vai parecer estúpido: parares e reparares quando estás bem. Não, não vai ser no meio da tempestade e da rebelião da tua ansiedade que vais conseguir parar, nessa altura não há muito que possas fazer e isso não tem mal, faz parte.

Agora, o truque está em reparares que estás bem, nos momentos normais. Por exemplo, quando estás a cozinhar o jantar após um dia de trabalho. A tua vida pode estar a explodir com o volume de trabalho, a tua vida amorosa e relacional pode estar um caco, mas naquele momento em que estás a cozinhar, está tudo OK. Estás viv@ e estás a cozinhar, tens os ingredientes que precisas para o jantar e é só executar. No fundo, neste momento, não há nenhuma ameaça, sem ser o risco de comer comida queimada.

São estas consciências dos momentos pequeninos em que estás OK, que te vão ajudar ao longo do tempo a relativizar os problemas e a reduzir a ansiedade. Se estavas à espera de uma fórmula milagrosa, desculpa, mas não existe.

No fundo, o que isto vai fazer é provocar um aumento da disponibilidade do nosso cérebro para assimilar boas experiências. Com o passar do tempo, as coisas negativas que te deixam ansios@ vão começar a ser “neutralizadas” pelas experiências positivas.

Não sou eu que o digo, é o Psicólogo Rick Hanson! Vê a TEDx Talk dele sobre experiências negativas e positivas: https://www.youtube.com/embed/jpuDyGgIeh0

 


DEIXA UM COMENTÁRIO