Life Hacks

Não stresses com as notícias! Não te leva a lado algum!

Redatora com Futuro
2 Novembro 2020

As novas tecnologias permitem que qualquer um de nós acompanhe ao minuto, ou até mesmo ao segundo, tudo o que acontece no mundo. Desde a subscrição de um meio de comunicação social nos nossos smartphones, como os mais conhecidos jornais nacionais e internacionais, às redes sociais, é hoje mais fácil do que nunca aceder a notícias. Já entra em desuso o hábito de comprar o jornal no quiosque do bairro e transportá-lo debaixo do braço!

Sem dúvida que é essencial para nós, enquanto cidadãos do mundo, mantermo-nos informados sobre a atualidade, já que contribui para a nossa cultura geral e para o nosso pensamento fora da caixa.

A verdade é que, a excessiva ligação à informação pode tornar-se negativa. Vivemos numa sociedade que cada vez mais se alimenta de excessos, incapaz de medir o meio termo, acabando por pecar não por defeito, mas por excesso.

Além disso, a nossa sociedade enfrenta a moda das fake news e a era da desinformação. É fácil sermos confrontados com situações que ameaçam a paz social e mobilizam o caos.

Há que saber gerir o tempo de antena! O nível de ansiedade e stress a que estamos submetidos pelo excesso de informação, enaltece o quanto as notícias nos podem afetar e a necessidade de nos autocontrolarmos.

 

Deixamos-te alguns aspetos a teres em conta, nestas situações:

·        A mesma informação pode ser contada por diferentes pontos de vista, pode ser gerida de forma a manipular determinado grupo de leitores.

·        Apura o teu sentido crítico, duvida e questiona, de forma a não considerares previamente tudo como certo.

·        Discute, debate, pesquisa e estrutura a tua ideia com base em fontes oficiais. Não penses que a opinião mais semelhante à tua é a melhor, pois podes estar enganado. Se temos direito a mudar de opinião, também é importante reconhecer que somos capazes de aceitar e subscrever novos argumentos e ideias, dando a justa importância às coisas.

·        Pratica a capacidade de desconectar e não te sintas na obrigação de entrares na corrente da partilha. Mais vale uma partilha ponderada e com significado do que uma resma de partilhas sem sentido com foco num título sensacionalista. Se tiver de ser, retira as notificações das Apps, para além de te ajudar a gerir melhor a avalanche de informação e de estímulo, permite-te estar mais focado noutras coisas.

Por isso, relativiza e espera que os meios de comunicação apresentem uma notícia mais completa que te ajude a entender bem os factos. Lembra-te que estar dependente da “última hora” não quer dizer que realmente saibas o que se passa no mundo!


DEIXA UM COMENTÁRIO