Life Hacks

O essencial do journaling e da meditação para a vida de um universitário

Redatora com Futuro
3 Maio 2023

Antes de mais, já ouviste falar em journaling? Se não, não sabes o que estás a perder... O journaling é, basicamente, uma prática diarística: o objetivo é escreveres as tuas emoções, pensamentos, sonhos, projetos, mas também tarefas, objetivos num caderno (ou diário, como o quiseres chamar). 

 

Esta atividade deve ser feita num contexto de escrita quotidiana: ao final do dia escreves sobre os desafios que tiveste no teu dia, as situações pelas quais estás grato desse dia, quais os problemas que enfrentaste e que estratégias adotaste para os ultrapassar (ou se não conseguisses adotar nenhuma reflete e regista-as). No que concerne as tarefas e objetivos aconselhamos que os escrevas de manhã, pois isso irá deixar-te a mente mais limpa (1) relativamente aos compromissos que tens de cumprir nesse dia, e por sua vez, mais eficiente e motivado (2). 

 

Apontar tudo isto tornar-te-á mais consciente de ti mesm@ (3), quer dizer, através da escrita em diário consegues, de forma tangível, perceber como é a tua personalidade, quais os teus padrões de comportamento e pensamento (4) e isso dá-te um poder imenso. Sabes qual? O poder de perceberes o que queres mudar em ti de uma forma muito mais fácil e prática, pois a escrita coloca à tona coisas acerca de nós que no dia-a-dia não nos apercebemos. 

 

Há um livro que poderá ajudar-te neste processo, quer dizer, na aprendizagem deste registo: o The Bullet Journal Method da Ryder Carol. A obra é bastante pedagógica, dado que - além da história pessoal da autora que explana o porquê de ter começado esta prática, bem como outros testemunhos de pessoas que aderiram ao journaling - contém a exploração de todo o conceito do bullet journal: como devem estar organizadas as coleções (registo diário, registo mensal e registo futuro), como funcionam as migrações, o que são os bullets e como os deves utilizar e por aí adiante. Podes também utilizar o website bulletjournal.com para consultares os artigos do blog, assinares a newsletter que te dá acesso aos primeiros dois capítulos do livro e a um reference guide. Aliás, se te interessares verdadeiramente pelo ‘’bullet journaling’’ podes aderir à app (The Companion), juntares-te à comunidade Bujo U e comprar o curso (Basics & Beyond). 

 

Contudo, não precisas de gastar dinheiro em todas essas ferramentas para aprenderes journaling, apenas se fores bastante curios@ para te aprimorares 😉 Precisas só de comprometimento e vontade, pois o segredo desta prática para obteres resultados é fazê-la todos os dias, tal e qual como a meditação... E antes que penses que te estou a recomendar algo ‘’shanti-shanti’’ lê o parágrafo seguinte. 

 

A meditação não é uma prática obrigatoriamente relacionada a algo espiritual ou religioso, como muitas vezes vejo ser veiculado. Um ateu pode perfeitamente meditar: aproxima qualquer um de uma maior autoconsciência. Ora, como podes imaginar se o journaling te deixa mais autoconsciente e a meditação também, se fizeres as duas estamos na presença do Super Sayan do Son Goku no que toca ao autoconhecimento! 😄

 

A meditação permite-te apenas estares sem pensar em nada (5). Claro que inicialmente vais pensar em tudo e mais alguma coisa, principalmente se não estiveres habituad@ ao tédio (ou a sossegar, no fundo). Mas, se insistires nem que seja 10 minutos por dia vais notar a diferença (e muito): a tua produtividade aumenta e os teus nervos diminuem (6)! 

 

Não precisas de começar sentad@ em posição fetal com as costas super direitas e em silêncio total, essa é uma visão redutora da meditação: dá para o fazer deitado a ouvir música com fones. Podes escolher meditação guiada, em que uma voz te dita exercícios a realizar de respiração e reflexão para acalmares, ou apenas música, como sons da natureza (a minha preferida), por exemplo. 

Se aliares estes exercícios ao desporto prepara-te para te veres com menos cansaço (7), muito mais foco (8) e bom humor (9)! Não percas tempo e começa a implementar esta tríade de potencialização de bem-estar e rendimento no teu quotidiano! 

 

Nota: Ressalvamos que o journaling deve mesmo ser feito num caderno (a escrita dos sentimentos, circunstâncias etc.), pois se não for a maioria dos benefícios aqui elencados desaparecem! 


DEIXA UM COMENTÁRIO