Saber coisas nunca fez mal!

O Holocausto entre ecrãs e páginas. Com o que podes aprender?

Redatora com Futuro
29 Julho 2020

Tens a certeza que conheces a história do Holocausto? Tens curiosidade em saber mais? Existem diversos livros, filmes, que te podem dar uma maior aprendizagem relativamente a este período histórico.

 

Seja de um ponto de vista académico e de estudo ou de um ponto de vista de entretenimento e conhecimento geral, é importante saber porque foi terrível e porque devemos fazer de tudo para que não se volte a repetir.

No dia 27 de janeiro deste ano, 2020, fez 75 anos desde que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado pelas tropas soviéticas, travando assim a continuação do genocídio em massa de milhões de judeus.

Este campo passou a ser um local muito visitado e quem o visita não sai de lá indiferente - em alguns países as visitas de estudo a Auschwitz até são obrigatórias para educar as gerações seguintes.

 

Tanto os livros como os filmes sobre o holocausto nos tocam, é difícil não o fazerem com todo o sofrimento que contêm. Até temos várias obras, de perspetivas diferentes, e todas elas nos fazem apreender e aprender um pouco mais.

Sobretudo permite-te aprender sobre a complexidade deste assunto ou até onde é que a discriminação e o extremismo podem levar o mundo quando não somos críticos com as nossas emoções, crenças e valores.

 

Aqui em baixo seguem algumas ideias de filmes que são baseados em livros sobre esta temática.

 

O Rapaz do Pijama ás Riscas (2008)

O filme realizado por Mark Herman, baseado no livro com o mesmo nome, escrito por John Boyne, um filme que não retrata uma história real, foi recentemente criticado pelo “O Memorial de Auschwitz-Birkenau”.

É um bom filme no que diz respeito à demonstração do sofrimento da outra parte, na parte ariana se fossem eles naquele lugar.

A obra ganhou um Óscar de Melhor Filme de Drama. Além de Asa Butterfield, o filme conta ainda com David Thewlis, Vera Farmiga, Rupert Friend, e Sheila Hancock nos papéis principais.

 

O Pianista (2002)

O filme dirigido por Roman Polanski, baseado na autobiografia com o mesmo nome. Escrito pelo músico polaco em 1945, acompanha a história do pianista judeu, Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), e a perseguição que levou à captura e envio dele e da sua família para os campos de concentração.

Wladyslaw é o único a sobreviver e terá de carregar as memórias para a vida. O ator e realizador receberam Óscares de Melhor Direção e Melhor Ator.

 

A Lista de Schindler (1993)

A obra filmada a preto e branco, com apontamentos de cor do realizador Steven Spielberg e baseado em Schindler’s Ark (1982) de Thomsd Kneally.

Tem como personagem principal um comerciante no mercado negro, oportunista, e que se relaciona muito bem com regime nazista. Apesar dos seus defeitos, Oskar Schindler (Liam Neson) pode ter uma mudança repentina.

Recebeu, em 1994, sete Óscares, entre os quais o de Melhor Filme.

 

A Vida é Bela (1997)

Realizado por Roberto Benigni, combina a tragédia e a comédia para revelar as realidades mais obscuras do Holocausto, algo que pode ser interessante noutra perspetiva.

Roberto Benigni interpreta o dono de uma livraria judeu-italiana, Guido Orefice, e usa a sua imaginação para proteger o filho da realidade terrível vivida, daí a comédia. O filme arrecadou inúmeros prémios, entre eles o Óscar de Melhor Ator.

 

O Diário de Anne Frank (1959)

Certamente que já ouviste falar no livro Diário de Anne Frank, uma obra que contém os relatos dos dias e sentimentos de Anne durante o tempo em que esteve escondida com a sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra o seu pai publicou o diário.

O filme baseia-se nessas páginas, com a direção de George Steven e com Millie Perkins, Joseph Schildkraut e Shelley Winters no elenco. Shelley vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária.

 

Europa Europa (1990)

Baseado na autobiografia de Solomon Perel, datada do mesmo ano, o filme conta a jornada de um rapaz judeu que, depois de se separar da família, escapou ao Holocausto e à perseguição nazi, mascarando-se como um alemão de elite.

É interessante para ver como eles achavam que o judeu era um ser horrível e mesmo assim não o conseguiam distinguir.

Dirigido por Agnieszka Holland, arrecadou um Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Jojo Rabbitt (2019)

É um filme mais recente, mas muito interessante, explorando o período aos olhos de um ser inocente, uma criança.

Numa comédia realizada por Taika Waititi, que faz de Hitler, mas que não deixa de criticar fortemente o sistema nazi, apenas de uma outra perspetiva que nos prende ao ecrã. É um filme para rir, chorar e refletir.

O filme ganhou um prémio BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado e Óscar de Melhor Roteiro Adaptado.

 

Mais do que ver filmes ou ler livros, recomendámos-te que vás visitar O Memorial, convence os teus pais a ir e leva a família toda!

Claro que não vai ser daquelas férias passadas na praia a torrar, mas para além de ires conhecer outro país – a Polónia é lindíssima, já agora – vais desenvolver-te um pouco mais enquanto pessoa.

Possivelmente vais tornar-te mais tolerante e terás a capacidade de compreender melhor certas pessoas e acontecimentos mundiais.


DEIXA UM COMENTÁRIO