Life Hacks

O que é multitasking e como está a influenciar o teu estudo

15 Março 2022

Numa altura em que exigimos quantidade e rapidez, o multitasking tornou-se numa extensão do nosso corpo. Para quem não conhece o termo, multitasking é o malabarismo de diversas tarefas em simultâneo. Mas como é que isto interfere nos teus estudos ao certo?

O principal facto reside na falta de qualidade. Apesar de achares que consegues fazer mais em menos tempo, a tua presença e dedicação fica severamente afetada. Para além disso, existem artigos que correlacionam o stress com o desempenho de múltiplas tarefas. Mas será que existe alguma maneira de sermos produtivos e manter uma boa ‘performance’? Para além de apostares no singletasking (mais foco, mais tarefas sequenciais) e aprenderes a dizer "NÃO" a algumas situações, eis alguns exemplos e sugestões para fugir à armadilha do multitasking.

 

Metas e recompensas

Multitasking é um mecanismo bastante utilizado para compensar a falta de empenho em diversos trabalhos, quase sempre associado à falta de interesse ou de motivação. É comum calhar na rifa aquele tema chato que ninguém queria, mas uma solução poderá passar por implementar metas e possíveis recompensas.

 

Experimenta diferentes métodos de estudo

Esquemas com cores e gráficos, ensinar os outros (ou o teu cão), criar uma história ou sequência, inventar uma música com a matéria, etc. Por vezes, os processos mais criativos ajudam a motivar até os mais desmotivados!

 

Companheiros de estudo

Tal como algumas pessoas arranjam amigos para ir ao ginásio, os mesmos benefícios podem ser vistos com um parceiro de estudo. Quer sejam do mesmo curso/turma ou não, ter alguém que está à espera de bons resultados ou que fica à tua espera na biblioteca todos os dias cria uma ‘urgência’ dentro de ti, eliminando mais facilmente as desculpas.

 

Eliminar ruídos

Televisão, música (pelo menos aquelas canções com letras que te fazem quer dançar), salas barulhentas, notificações no telemóvel… Quanto mais sossego melhor!

 

Por isso, da próxima vez que penses em adiar todas as tuas responsabilidades, como aqueles trabalhos chatos ou estudar na véspera da frequência, lembra-te que fazer tudo ao mesmo tempo não te ajudará. Arranja uma rotina de que gostes e começa a telefonar ao teu amigo que possa estar numa situação semelhante à tua (mas só depois de terminares a tua sessão de estudo).


DEIXA UM COMENTÁRIO