Secretária atolada de sebentas, café XXL e olheiras até aos pés? Confere.
Sabemos que a época de exames leva qualquer pessoa ao limite... Está ali taco a taco com The Hunger Games ou Squid Game.
Mas já que temos de passar por ela, bora lá analisar estes mandamentos, que ainda te podem vir a dar muito jeito:
1. Não precisas de enfrentar este tsunami sozinho 😉
Como deves imaginar, não estás sozinh@ neste barco! Existem estudantes de norte a sul do país que estão a passar, exatamente, pelo mesmo que tu.
Como tal, não precisas de enfrentar este tsunami “forever alone”. Podes sempre:
- Ligar a amig@s, para desabafares;
- Pedir conselhos a alun@s mais velh@s, que já tiveram de lidar com as cadeiras que estás a fazer neste momento;
- E encontrar-te com @s teus colegas da faculdade para estudarem junt@s (assim podem esclarecer dúvidas uns aos outros e debater quais são as perguntas que acham que vão sair no exame).
2. Os teus pensamentos não são factos consumados 🤯
Quando estamos stressad@s, temos o hábito de imaginar os piores cenários possíveis!
É fundamental conseguires distinguir aquilo que são os teus pensamentos, daquilo que é a realidade.
Porque, muitas vezes, os pensamentos não passam disso mesmo, de cenários hipotéticos que nunca se chegam a tornar realidade.
No entanto, se deixarmos que nos afetem, poderão ter um impacto negativo, não só no nosso estado de espírito, como também no nosso desempenho. Daí ser tão importante recordar que os pensamentos não são factos.
3. Concentração à prova de notificação 🧠
Hoje em dia, resistir à tentação das redes sociais é um grande desafio! O telemóvel vibra e, automaticamente, o nosso cérebro dirige a sua atenção para a notificação.
Seguem-se instantes em que “anjinho” e “diabinho” negoceiam entre si a possibilidade de ires ver a mensagem e, na grande maioria dos casos, é o “diabinho” que sai a ganhar.
É precisamente por isso que te recomendamos que deixes o telemóvel longe de ti e quando dizemos longe, é beeem longe, ou seja, fora da divisão onde estás a estudar.
Sabemos que no início te vai custar, mas dá o benefício da dúvida e depois partilha connosco se valeu a pena!
4. Fazer diretas não é uma boa ideia 😴
Se és mestre na arte da procrastinação, certamente que já te aconteceu, deixares tudo para a última da hora e nem dormires para conseguires passar os olhos por toda a matéria.
Apreciamos o teu sentido de responsabilidade de quereres estudar a matéria toda. Contudo, não podemos deixar de te recordar, que uma noite perdida, demora dias, senão semanas, a recuperar.
Como tal, o ideal é organizares-te melhor. Caso contrário, as horas de sono que perderes, vão refletir-se nas classificações que vais obter nos exames.
5. Encontra o teu sweet spot 😎
Se acreditas que ainda não conseguiste encontrar o teu sweet spot, no que diz respeito aos métodos de estudo, sugerimos que vás testando vários, até encontrares o que melhor combina contigo.
Deste lado, gostamos de apostar nos resumos escritos, que sublinhamos com cores diferentes. Existem vários estudos que demonstram que o uso da cor tem um impacto positivo na memória, estimula o cérebro, facilita a aprendizagem e a retenção da informação. Se ainda não experimentaste, experimenta!
Mas há mais, se a cadeira que estás a estudar vai ser testada através de exercícios práticos, é indispensável que a estudes através da resolução de exercícios.
A não ser que sejas um génio, dificilmente, saberás resolver exercícios, por exemplo, de Matemática, só a ler o livro.
Uma boa dica para treinares estes exercícios, é procurares enunciados de exames de anos passados, para os poderes resolver.
Spoiler alert: Há muit@s professor@s que fazem reciclagem de enunciados, de uns anos para os outros. Os números e as palavras podem mudar ligeiramente, mas a base é a mesma!
6. O dia antes do exame é sagrado 😇
Organiza-te de modo a teres o dia antes do exame mais livre. É essencial dares tempo ao teu cérebro para assimilar toda a informação que tem de processar.
Para além disso, estares sempre a falar ou a pensar no exame, pode aumentar os teus níveis de ansiedade.
Se estabeleceres um bom planeamento e tiveres o cuidado de o seguir à risca, nos dias que antecedem os exames terás tempo suficiente para dares uma caminhada, combinares um lanche com amig@s ou, simplesmente, dormires a sesta, o que te vai ajudar a espairecer a cabeça e a sentires-te mais confiante com o teu estudo!
7. Em tempo de guerra não se limpam armas 💪
Sair de um exame com a sensação de que não nos correu bem e termos de continuar a trabalhar, porque temos mais uma catrefada deles à nossa espera, pode ser extremamente exigente.
Procura manter o pensamento positivo e lembra-te: não é uma batalha que define uma guerra e, em tempo de guerra, não se limpam armas.
Tira o resto do dia para ti e, no dia seguinte, volta a pôr mãos à obra. Que esta percalço sirva como incentivo para fazeres mais e melhor e não o contrário!
👉 Se em algum momento, sentires que precisas de ajuda, não hesites em procurá-la. Existem profissionais preparad@s para te ajudar, sejam eles professor@s, explicador@s ou psicólog@s.