Atualmente, não podemos negar que nos inserimos numa sociedade caracterizada pela correria e agitação. Para muitos, o sucesso é o sinónimo de ocupação e as pausas de procrastinação. Este tipo de pensamento pode, a longo prazo, trazer graves consequências assim como danos dificilmente reversíveis. Inúmeros estudantes e trabalhadores caiem vítimas desta mentalidade, deixando-se levar ao limite e ignorando os vários sinais naturais da exaustão.
Muitos são os que se identificam com este panorama, mostrando dificuldades em olhar para possíveis pausas nos horários como intervalos saudáveis que beneficiam a saúde e o bem-estar. Mas a realidade é que tudo tem um limite.
Nós, como seres humanos, necessitamos de uma pausa para recarregar – muito mais nos dias em que vivemos. A moderação, organização e cautela são características vantajosas que nos ajudam. Quanto mais vemos a nossa situação atual a desenvolver, mais rapidamente verificamos qual é o nosso verdadeiro desejo. É um desejo simples e acessível, talvez mundano e primário, mas que agora se mostra cada vez mais apetecível: o desejo de ter um bom descanso.
A questão que te colocámos é: Já alguma vez acordaste mais cansado do que quando te deitaste? Se sim, não achaste estranho? Supostamente, é a partir do sono que o nosso corpo se recupera e se desenvolve. Então, porque é que isto acontece? Bem, a resposta é bastante simples. Segundo a doutora Saundra Dalton-Smith – autora, investigadora e oradora motivacional – a chave para o nosso descanso não é tão transparente como pensávamos. Esta afirma que o sono e o descanso não são a mesma coisa e que o nosso repouso deve ser restaurado de 7 formas diferentes:
1. Descanso físico
O mais simples e básico de todos. É aqui que o sono é incluído. Enquanto dormirmos as nossas células e tecidos são regenerados e a nossa função cognitiva é reforçada para aproveitar o próximo dia da melhor forma.
2. Descanso mental
Como o antigo provérbio diz “mente sã, corpo são”. Quando sentimos que estamos a acumular stress e que temos dificuldades de concentração, é necessário fazermos uma pausa para recarregar mentalmente. Nestas alturas, simples atividades como ouvir música ou dar um passeio são atividades que podem ajudar.
3. Descanso sensorial
O ruído dos carros, as notificações das mensagens e as luzes emitidas pelos ecrãs são fatores inibidores do sono. O ritmo agitado em que vivemos é algo que contribui constantemente para uma grande estimulação sensorial que pode ser, muitas vezes, esmagadora.
4. Descanso criativo
Não consegues ultrapassar obstáculos na tua escrita? Não estás a ser capaz de apresentar ideias inovadoras? Sentes que a tua criatividade não está a fluir? Isto significa que precisas de um descanso criativo. Tenta passar algum tempo na praia ou em espaços verdes. As belezas naturais destes lugares são conhecidas por reacenderem a chama da criatividade e por regularem os níveis de stress.
5. Descanso emocional
Ter um descanso emocional significa ser capaz tirar um tempo para deixar o nosso lado mais vulnerável transparecer e expressar livremente os nossos sentimentos. Compartilhar emoções com quem te sentes mais confortável é uma boa solução no processo de descarregares a tua bagagem emocional.
6. Descanso social
Da mesma forma que algumas pessoas te dão energia, outras tiram-te. Tenta arranjar um tempo para cuidares de ti, e mantém-te afastado de grandes encontros sociais por alguns dias. Foca-te apenas em ti.
7. Descanso espiritual
Saundra define este tipo de descanso como “a capacidade de nos conectarmos para além do físico e mental e de sentirmos um profundo sentimento de pertença, amor, aceitação e propósito”. Atividades como meditação ou rezar em comunidade, são alguns exemplos que ajudam a atingir um maior estado de relaxamento.
Como podes verificar o sono em si, não é suficiente. É extremamente importante e imprescindível que exista um equilíbrio entre os vários tipos de descanso de forma a seres capaz de alcançar, com sucesso, um maior estado de conforto e tranquilidade. Se alguma insuficiência surgir, esta pode afetar negativamente várias áreas na tua vida, quer seja ela a tua felicidade ou produtividade. Desta forma, com tempo, tenta ir implementando algumas destas atividades ao longo da tua semana. Vais ver que ajuda!