Entrar no Mercado de Trabalho, seja depois de terminar uma licenciatura, mestrado ou até mesmo doutoramento, pode parecer um Boss Level de um videojogo.
Que é como quem diz: complicado, assustador e com a capacidade de explodir os níveis de ansiedade de qualquer um. Mas está tudo tranquilo, porque tu és rij@!
Na realidade, não precisas de entrar em pânico, porque tens aqui a malta do Unlimited Future para te ajudar e temos algumas dicas para superares os principais desafios desta salgalhada!
A 1ª coisa que tens de perceber é que não há respostas universais e que funcionem para todas as carreiras e todos os mercados.
A 2ª coisa é que não vais encontrar todas as respostas neste artigo. Aqui vais encontrar todos os problemas e perguntas… se calhar estás a pensar: “Mas isso já eu tenho! E não são muitas, nem poucas, bastantes até!”.
Calma! Isto é como se fosse um índice, serve para perceber que não estás sozinho e para saberes onde procurar as respostas!
Da experiência que temos dos nossos workshops e do contacto com universitários ou malta que está a tentar entrar no Mercado de Trabalho, as principais problemas/perguntas que preocupam a malta costumam ser:
- “Eu não tenho média de 20 e agora?”
- “E se for rejeitado? E se não conseguir encontrar trabalho na minha área ou não encontrar uma posição com a qual me identifique?”
- “Fico muito ansios@ com entrevistas, não sei como agir exatamente…”
De certeza que em algum momento já fizeste estas perguntas a ti próprio e mesmo que depois tenhas entrado nas pesquisas infinitas sobre estes assuntos no Google, nem sempre é fácil encontrar uma resposta clara… resolvemos compilar tudo o que sabemos e dar-te algumas soluções!
Se a tua dificuldade não tem necessariamente a ver com estas perguntas, mas sim com escrever uma carta de motivação, vê as nossas dicas sobre como escrever uma carta de motivação!
Se a tua dificuldade tem a ver com ter um bom currículo, vê as nossas dicas sobre como apresentar um bom currículo!