Atualmente, estar no mercado de trabalho não significa apenas estar empregad@. Se queres construir a tua marca profissional deves usar a rede social profissional LinkedIn.
Já ouviste falar do LinkedIn e até criaste uma conta, mas não sabes como usar? Então, continua a ler para descobrires como podes passar do nível iniciante ao perfil campeão!
Completa o teu perfil
O primeiro passo que tens de fazer é preencher o perfil da tua conta com a tua informação pessoal. Isto inclui o teu nome, resumo, experiência profissional, formação académica (apenas ensino superior, combinado? 😉), trabalho voluntário, competências e idiomas.
O up especial desta seção está em colocares uma foto de perfil e de capa, adicionares a tua localidade e o teu setor de estudo/trabalho, apresentares o teu perfil num outro idioma, escreveres hashtags para seres recomendad@ nas pesquisas, gravares um áudio com o teu nome e, por último, mas muito importante, escreveres posts com conteúdos que agregam valor.
Destaca-te!
A foto de perfil do LinkedIn não deve ser confundida com aquela foto que tiramos na praia e enviamos aos nossos amigos, ok?! 😆 Deves privilegiar uma foto bem iluminada do teu rosto com um fundo branco que mostre profissionalismo e confiança.
No resumo, opta por te apresentares de forma sucinta, mas completa. Para isso, escreve sobre o teu perfil profissional, experiências, competências e motivações. Atenção e muito cuidado com a informação que vais colocar neste setor, pois ele vai ditar se @ leitor@ vai, ou não, continuar a ler o teu perfil.
Quando chegares à seção da experiência, não refiras apenas o cargo e a empresa onde trabalhas ou trabalhaste. Aqui é importante que também indiques o período trabalhado, descrevas as funções e/ou atividades, apresentes os resultados alcançados e as competências alinhadas com essas experiências.
Dicas extra 😎
Se queres mudar de área de trabalho e/ou localidade, altera estas informações para que o teu perfil apareça nos resultados de pesquisa d@s empregador@s. Outra dica master, é ativares o modo de criação para que, enquanto te destacas, tenhas acesso a ferramentas de criação de conteúdo.
A última dica é golden: conecta-te com pessoas da tua área de estudos/trabalho, incluindo pessoas que trabalham na tua empresa de sonho.
Agora tens tudo o que é preciso para seres @ boss do LinkedIn? Sabemos que sim! 💪