Life Hacks

Pequenos Hábitos para Combater a Grande Preguiça Matinal

Redatora com Futuro
2 Janeiro 2019

Quantas vezes te pões a reflectir se aquela aula é mesmo importante, se vale mesmo a pena ir? Ou quantas vezes mentes a ti próprio dizendo “são só mais 5 minutos” ou “ vou só fechar um bocadinho os olhos” e acabas por acordar depois das 12h?

Todos nós passamos por isso (especialmente se ainda não atingiste o limite de faltas!), mas sabemos que é contraproducente continuar a dar snooze nos cumpromissos, obrigações e ao mínimo obstáculo desistir, por mais “5 minutos”.

Pequeno-Almoço: um boost de energia!

Se tentares acordar 15 minutos mais cedo do que o normal, ganhas tempo para o teu corpo acordar calmamente, pois não há nada pior do que acordar logo sob stress e numa corrida contra o tempo. Estes minutos, que de certeza que achas que seriam muito mais úteis se estivesses a dormir, são muito mais produtivos se os utilizares para preparar o teu dia, para verificar se tens tudo o que precisas ou para organizar a tua agenda.

Pequeno-Almoço: um boost de energia!

Qual é o carro que consegue andar e funcionar corretamente sem combustível? O nosso corpo, tal como o carro, também precisa de combustível para funcionar corretamente, por isso, tenta sempre preparar um bom pequeno-almoço, que te dê a energia e os nutrientes necessários para manteres o ritmo e a boa-disposição. Se a tua desculpa é o facto de te roubar tempo de manhã, existem imensas receitas que podes deixar preparadas na noite anterior, como por exemplo, as famosas papas de aveia, ou fruta, como banana, tudo bastante mais nutritivp do que o pastel de nata que compras no bar no primeiro intervalo.

Limpa o espaço, organiza a mente

Sei que muitas vezes é complicado termos tempo para pensar nalguma coisa sequer, e muito menos termos motivação para arrumar o quarto ou a cozinha, mas vais notar a diferença só por começares a fazer a cama todos os dias antes de saires de casa.

Se estivermos num espaço limpo e organizado, temos tendência para nos desleixarmos menos com as tarefas que temos por fazer, para não falar na facilidade com que consegues encontrar o que precisas, evitando perder tempo à procura daquela camisola ou daquele caderno de que tanto precisas!

Exercita o corpo, exercita a mente

Como já deves ter lido noutros artigos aqui no site, o exercício físico é bastante importante para manter a mente sã. De manhã, se não tiveres muitos tempo, exprimenta apenas quando acordares, naqueles 15 minutos extra, fazer alguns exercícios de relaxamento e de alongamentos. De seguida bebe um copo de água fresca, vai te ajudar a despertar, hidrata-te e acelera o metabolismo.

Evita os ecrãs

Habitualmente, temos tendência para pegar de imediato no telemóvel assim que acordamos e verificar as redes sociais, ou ligamos logo a televisão enquanto tomamos o pequeno-almoço para fazer companhia. A verdade é que acabamos por perder imenso tempo, desnecessariamente, a verificar as redes sociais. Deixa isso para outras alturas, enquanto vais no caminho para a escola, por exemplo. Tenta ao máximo estar, de facto, presente nos momentos em que o teu corpo está a acordar. Vais ver que te vais sentir muito mais concentrado ao longo do dia e que ganhas muito mais tempo.

Foca-te em ti e no teu corpo pela manhã e evita o stress que muitas vezes as notícias ou outras distrações podem causar. 

Em suma, não vejas o início de um dia como “apenas mais um dia”, mas sim mais uma oportunidade para fazeres algo melhor, para seres melhor e se começares o dia da melhor forma, focando-te em ti, no teu bem-estar e mantendo pensamentos positivos, vais ver que ficas mais motivado e mais confiante, tornando-te a melhor versão de ti próprio.


DEIXA UM COMENTÁRIO