Mercado de Trabalho

Personal branding: dicas para construíres a tua marca pessoal

Redatora do Futuro
17 Maio 2023

Personal branding – o que é isto? De uma forma simples, é a tua história, ou seja, aquilo que comunicas a todos aqueles que estão ao teu redor. A tua marca é algo que é associado a ti, aquilo que as pessoas visualizam quando alguém ouve o teu nome ou veem uma fotografia tua online. Nos dias de hoje, este personal branding é cada vez mais importante e tu podes moldá-lo, tornando-o numa valiosíssima ferramenta para atingires os teus objetivos.

 

Esta é uma maneira de projetar a tua marca e os teus valores para o mundo, assim o teu público-alvo consegue conhecer-te, perceber aquilo que procuras representar e porque é que é mais vantajoso escolher-te a ti em detrimento de outros (no caso do mercado de trabalho, por exemplo). Todos têm uma marca pessoal, mesmo que a crie ou não – é o culminar de todos os teus comportamentos, tanto online como offline. Tendo em conta que já tens uma marca associada ao teu nome, porque não torná-la num instrumento que te valoriza ainda mais?

 

Em primeiro lugar, deves ter um foco. Muitas pessoas acabam por se perder na construção da sua marca, tentando ser um pouco de tudo para agradar tudo e todos. Deves tentar passar uma mensagem focada num determinado público-alvo, facilitando tanto a criação de conteúdo em torno do teu personal branding e a forma como os outros de identificam. Procura ser memorável, à medida que transmites algo consistente e que faça sentido para a tua marca.

Sê genuin@! A forma mais fácil para conseguires ter uma marca pessoal original é, clichés à parte, através da tua genuinidade e autenticidade. Qualquer um consegue perceber o que é original e aquele que segue a via mais fácil – copiar os outros. Quando és genuín@ consegues encontrar o teu nicho e desenvolver a tua marca de uma forma mais fácil, recorrendo às ferramentas ou skills que já dominas, podendo até amplificá-las à medida que constróis e percorres o teu caminho.

 

Cria uma história e conta-a. A forma como transmites a tua mensagem e contas a tua história influencia, em grande medida, o modo como os outros percecionam as tuas qualidades, valores e competências. Nunca te esqueças, esta é a TUA história, que pode ser contada da forma como queres, usa isso em tua vantagem. Enfatiza o que é importante para ti e as tuas melhores qualidades, usando recursos digitais e ferramentas de marketing social para atingir e motivar o teu público-alvo.

 

Cria uma presença nas redes sociais, quer seja o Instagram, Twitter ou LinkedIn, por exemplo. Define a tua marca pessoal, cria conteúdo que a expressa da melhor forma e escolhe a melhor estratégia que te promova e te ajude a crescer.

Ter uma rede de contactos é cada vez mais importante e necessário para se conseguir alcançar o tão desejado sucesso. À medida que constróis uma marca pessoal que articula aquilo que és, o que fazes e como podes ajudar outros, é muito mais fácil para quem está de fora (tanto pessoas como empresas, por exemplo) perceber o teu valor e se associar a ti. A partir do momento em que tens uma rede de networking consistente, tens uma ferramenta fundamental para elevares a tua marca.

 

Prepara-te para falhares. Todos nós falhamos, o que nos diferencia é a forma como reagimos perante essa situação. Não baixes os braços e continua a trabalhar. Diversos especialistas afirmam que são esses fracassos que levam à construção da tua identidade pessoal, deves esforçar-te para além da tua zona de conforto e ter em atenção que a perfeição não existe.

 

Por fim, deixa um legado. Depois de construíres uma marca pessoal com uma reputação e comunidades associadas, o próximo passo é pensares no legado que queres deixar para trás. Este é o projeto de uma vida, em constante mudança e evolução. Ao criares a personal brand certa, vais conseguir ser conhecid@ na tua área de trabalho e reconhecido por tudo o teu esforço.


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