Life Hacks

Planear antes compensa e nem a pandemia te para… se pensares SMART

Redatora com Futuro
30 Março 2021

O ano de 2021 continua a ser um ano repleto de surpresas, mas não é por isso que tens de deixar de planear e ter expetativas para o futuro. De facto, agora e mais do nunca, temos de adaptar os nossos objetivos para que a segurança de todos possa estar garantida. Assim, a melhor maneira de o fazer é optar por programar previamente o que queremos alcançar.

Já conheces os objetivos SMART? Se ainda não, é uma ótima estratégia para poupares tempo e concretizares todos os teus sonhos.

 

S” Specific (Específico)

É sempre importante escolher algo concreto e específico, quer seja em testes/frequências/trabalhos, em atividades com amigos ou até em escolhas profissionais, porque assim consegues focar-te no alvo que queres atingir. Se o teu objetivo for, por exemplo, ter melhores notas, terás de estabelecer prioridades, pois há imensos fatores que influenciam a melhoria das tuas aprendizagens. Deves perceber quais as disciplinas que precisam efetivamente da tua atenção (obviamente não deixando as outras para trás), ou ainda compreender quais os hábitos que deverias mudar para dedicares mais tempo ao estudo. Supondo que não consegues alcançar resultados tão bons a uma dada disciplina, deverás então dedicar mais tempo a esta disciplina. Desta forma, o planeamento é mais fácil e, consequentemente podes alcançar exatamente o que desejas.

 

“M” Mensurable (Mensurável)

Quando tens um objetivo, este deve poder ser medido, para que consigas perceber a evolução do teu percurso e verificares se este foi realmente concretizado. Voltando ao exemplo de melhorar as notas, uma das maneiras de verificar a mensurabilidade do teu sucesso é criar uma check-list com as tuas classificações e ires verificando se tiveste realmente uma evolução nos resultados. Assim, imaginando que tiveste um 10 no primeiro teste e 15 no segundo, já é possível medires a tua evolução.

 

“A” Achievable (Atingível)

Convém pensares em algo realista, que à partida sabes que podes atingir. No entanto, para atingir melhores notas é necessário perceber se poderás fazê-lo imediatamente, ou se terás de passar por outras etapas que te prepararão para alcançares esse objetivo. Idealizando que queres alcançar 16 a uma certa disciplina, mas ainda não conseguiste tirar uma nota positiva, o primeiro passo que deverás alcançar é chegar ao 10 pelo menos. Mesmo que algo te pareça inatingível, não desistas à primeira, porque tudo é possível se trabalhares e te esforçares para o alcançar. Pode não ser amanhã, mas daqui a umas semanas.

“R” Relevant (Relevante)

Por mais obstáculos que possam aparecer pelo caminho, se algo é mesmo relevante, faz todo o sentido que coloques essa ideia em prática. É sempre mais fácil concretizar algo em que acreditamos e que sabemos que nos vai trazer algo de bom. Se, para ti, tirar boas notas é algo importante, porque, por exemplo, precisas de aumentar a média para entrares na faculdade ou, porque até te ajuda a estar motivad@ no teu dia a dia, deves sem dúvida fazê-lo!

 

“T” Timebound (Limite Temporal)

É também fundamental estabelecer um limite temporal para saber quando chegaremos à “meta final”. No caso do objetivo de melhorar o aproveitamento escolar, poderias, por exemplo, optar por estabelecer um prazo para as tuas melhorias como: “até ao final do 2º período/semestre, aumentar a média”. Este é um ponto importante no que toca à organização, mas também é uma forma de te desafiares a alcançar algo num determinado prazo.

Qualquer que seja a ideia que queiras colocar em prática, é essencial organizar e planear de forma a poupar tempo, estabelecer prioridades e fazê-lo da maneira mais eficaz possível. Podes ter a certeza que as tuas notas irão melhorar, e que os teus sonhos serão mais fáceis de alcançar se pensares desta maneira. Planeia de uma forma “SMART”, vais ver que compensa!


DEIXA UM COMENTÁRIO