Candidaturas abertas para as 100 bolsas de pós-graduação da Fundação “la Caixa” em conjunto com o BPI. Europa, América do Norte ou Ásia são os destinos possíveis.
Estudar numa universidade estrangeira esteve sempre nos teus planos Achas que uma formação no estrangeiro pode enriquecer-te culturalmente e capacitar-te para o futuro?
Se respondeste sim às questões apresentadas, não vais querer perder a oportunidade oferecida pela Fundação “la caixa” e o BPI. Irão ser atribuídas, ao todo, 100 bolsas para fazer um mestrado, doutoramento ou projetos de pré-doutoramento de investigação científica e técnica com uma duração máxima de 24 meses.
O programa abrange todas as áreas do conhecimento, excepto os programas de Master of Business Administration (MBA) e os estudos podem ser realizados em qualquer país dentro do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e a região Ásia-Pacífico (Austrália, Coreia do Sul, Índia, Japão, Singapura e China).
A participação no processo de seleção está subjacente a alguns requisitos, entre os quais:
➡️ Possuir a nacionalidade espanhola ou portuguesa;
➡️ Demonstrar um nível avançado da língua em que serão feitos os estudos de destino;
➡️ Possuir um diploma de “bacharelato” atribuído por uma universidade espanhola (candidatos espanhóis) ou por uma universidade portuguesa (candidatos portugueses). Os estudos de graduação devem ter sido concluídos entre janeiro de 2016 e julho de 2025.
Para além disto, o processo de seleção divide-se em três fases:
➡️ a avaliação da elegibilidade
➡️a pré-seleção que consiste numa avaliação curricular dividida em três factores (certificado de habilitações e curriculum, motivação e dissertação, e cartas de recomendação)
➡️a fase final de entrevistas de seleção para os pré-selecionados.
Não existe nenhuma base de dados em que constem universidades e cursos oferecidos: cabe ao candidato escolher os estudos de pós-graduação e o centro de ensino superior que pretende frequentar desde que sejam fora de Espanha para candidatos espanhóis e fora de Portugal para candidatos portugueses.
As candidaturas já estão abertas e o processo decorre até 5 de fevereiro de 2025. A pré-seleção e convocatória para entrevistas é divulgada a 23 de abril de 2025, sendo que a decisão final dos selecionados é conhecida a 29 de maio de 2025.
Se te candidataste em anos anteriores e não obtiveste bolsa, podes fazê-lo novamente! Mesmo que já tenhas o grau de mestre, podes candidatar-te a uma bolsa para um segundo mestrado, desde que cumpras os requisitos acima.
Desejamos-te a maior das sortes no teu eventual processo de candidatura e, usando as palavras da organização do concurso, com o teu talento e ambição, podes ir tão longe quanto quiseres.
Para obter mais informações, podes consultar o Website da Fundação “la caixa”.