Estás interessado em aprender mais sobre o Brexit?
Este acontecimento recente que marcou a história da Europa e a Inglesa e de certeza que maioria das pessoas sabe do resultado, mas desconhece o processo, algo que pode realmente ser interessante!
Curioso/a? Se sim, convido-te a assistir ao filme Brexit:The Uncivil War (2019), realizado por Toby Haynes - que também realizou episódios de Doctor Who (2005 - ), Sherlock (2010 - ) e Black Mirror (2011 - ) - e escrito por James Graham.
O filme estreou este ano na televisão nacional, mais precisamente na RTP2, no mês de fevereiro e está disponível na plataforma portuguesa da HBO.
Conta como o consultor político Dominic Cummings, interpretado por Benedict Cumberbatch, através de estratégia de dados, algoritmos e esquemas duvidosos, consegue levar a equipa que defende a saída da União Europeia à vitória.
No filme conseguimos perceber a diferença entre as campanhas:
- daqueles que estão a favor da saída com Cummings;
- dos que são a favor de ficar, numa campanha dirigida por Craig Oliver, interpretado por Rory Kinnear, o diretor de comunicações de David Cameron.
É interessante, sobretudo para quem gosta de marketing, publicidade ou política, ver os diferentes estratagemas que fizeram e a diferença entre eles, concentrando-se na população que não tinha opinião definida sobre o assunto.
A obra é baseada em acontecimentos reais, mas é importante referir que é uma sátira, ou seja, nem tudo é real, há pormenores adicionados e exagerados e personagens modificadas, como é de esperar.
Temos o exemplo de expressões de natureza mais caricata, desde uma referência ao famoso grupo de super-heróis, Avengers, a um Boris Johnson totalmente ridicularizado.
É até cómico, para quem apreciar, mas que acaba por fazer dele apenas um fantoche e de certa maneira retirando-lhe responsabilidade no assunto, o que é absolutamente discutível.
Fica assim ao critério de cada um saber distinguir esta crítica da realidade.
Podemos olhar para o filme como um incentivo à nossa curiosidade, fazendo-nos verificar as suas cenas, procurar saber mais.
Esta obra cinematográfica, apesar da sua natureza e de já nos dizer muito, não diz tudo, nem o faz de forma completamente realista. Pode ser uma porta para iniciares o teu estudo sobre este assunto de uma forma interativa e descontraída.
Brexit: The Uncivil War revela o poder do uso de dados na campanha do Brexit, envolvido numa sátira que cativa o espetador, mas que requer algum conhecimento da realidade, daí a pesquisa, para que não caiamos em alguns enganos.
E não penses que este filme será apenas interessante para pessoas que se interessam por política, é um assunto que move com a situação europeia e pode ser interessante para todos nós!
Leva isto como uma alternativa ao estudo tradicional e que pode ajudar-te a mais facilmente absorver informação. Falamos especificamente do Brexit, mas este método funciona com outras temáticas!