Ensino Superior

Prevê-se que um terço dos estudantes inscritos no Ensino Superior em Portugal desista dos seus estudos

6 Outubro 2022

De acordo com a PORDATA, em Portugal, no ano de 2020, estavam matriculados no ensino superior mais de 396 mil estudantes e, segundo as previsões da OCDE, 35% desses (138 mil), irão abandonar os estudos sem obter qualquer diploma. Uma taxa tão elevada de abandono acarreta custos incalculáveis, tanto económicos como emocionais. O dinheiro gasto com estudos sem qualquer retorno e o abandono de um projeto de vida são exemplos disso mesmo.

As causas para uma taxa de abandono tão elevada são várias – algumas delas ligadas a fatores socioeconómicos, outras a aspetos mais pessoais. Entre elas destacamos o burnout que se caracteriza como sendo uma síndrome de esgotamento emocional e psicológico e ainda, a falta de sono. Um pouco por todo o mundo e em todas as culturas, mais de metade dos estudantes universitários vive em privação crónica de sono e Portugal não é exceção! Mais de 50% dos alunos portugueses apresenta e revela níveis preocupantes desta síndrome.

Para entender melhor os hábitos e atitudes que os estudantes universitários do nosso país adotam em relação ao sono, está a ser desenvolvido um estudo no âmbito de um projeto de doutoramento, realizado pelo investigador Miguel Tecedeiro no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Neste sentido, a contribuição dos estudantes de ensino superior será importante para dar resposta às questões desta investigação.

Para participar, basta preencher este inquérito – o qual não deverá demorar mais de 20 minutos, destinando-se apenas a estudantes inscritos no ensino superior com idade igual ou superior a 18 anos. 

Contamos com a tua ajuda?

 


DEIXA UM COMENTÁRIO