· Cerca de 300 vagas para estágio em todo o país
· Estágios de 2 a 3 meses entre julho a dezembro
· Jovens estudantes a frequentar o Ensino Superior Público, Privado e Cooperativo (CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado ou Pós-Graduação)
Ao longo dos últimos 29 anos, o PEJENE mobilizou milhares de jovens, tendo contribuído para a inclusão destes na vida ativa. Em 2020, ano de crise pandémica, cerca de duzentos jovens participaram neste programa, sendo que 23% tiveram oportunidade de continuar a trabalhar na empresa depois do estágio terminar.
Na presente edição, o PEJENE pretende alargar as oportunidades de estágio a todos os estudantes do ensino superior, independentemente do ano letivo em que se encontram e realizar workshops e palestras sobre temas ligados à empregabilidade, à construção de CV’s, à preparação de entrevistas de trabalho, entre outros.
Nesta segunda fase de candidaturas destinada a jovens estudantes, os interessados em estagiar até três meses entre julho e dezembro podem candidatar-se através de um formulário, disponibilizado pela Fundação da Juventude no seu website.
Cada estudante pode candidatar-se a duas vagas de estágio distintas – consulta aqui a lista de vagas. Após avaliação das candidaturas e dos requisitos exigidos pelas empresas, a Fundação da Juventude seleciona três candidatos e, destes, cabe à Entidade Acolhedora proceder à seleção do estagiário a acolher.
As candidaturas para Empresas e Entidades de Acolhimento irão permanecer abertas novamente até 31 de outubro, podendo candidatar-se através do formulário de candidatura para o efeito.
De âmbito nacional, o PEJENE é um programa de estágios criado pela Fundação da Juventude e com a co-promoção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para dar resposta às necessidades de aprendizagem dos jovens a frequentar o Ensino Superior, contribuindo para a melhoria do desempenho de tarefas de caráter profissional e para o aumento de conhecimentos em contexto real de trabalho.
Desde 1993, este programa já mobilizou mais de 8.000 jovens e 3.600 entidades de acolhimento. Por essa razão, constitui um programa central no contexto da missão da Fundação da Juventude de realizar e/ou apoiar projetos, atividades e iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.
Sobre a Fundação da Juventude:
A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem. Foi criada por escritura notarial a 25 de Setembro de 1989, pela mão de 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em Março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem Sede na cidade do Porto e uma Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Para mais informações:
Susana Chaves,
Telm.: 967 450 612
Telf.: 223 393 530