Life Hacks

Quatro conselhos para poupares nas contas do teu telefone

Parceiros Unlimited Future
24 Agosto 2022

Atualmente o smartphone é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas a nível mundial e a maioria da população utiliza-o diariamente. Muitos de nós, estudantes e trabalhadores, passamos o dia “colados” ao smartphone, como se fosse mais uma extensão do próprio corpo humano. Na verdade já ninguém consegue imaginar um mundo sem estes pequenos dispositivos, e tu muito menos, certo?

Como estudante, é normal passares o dia online, já que muitas vezes é preciso enviar e-mails com trabalhos e ficheiros, fazer vídeo-chamadas e reuniões de grupo ou aceder às plataformas de estudo em qualquer lugar.

No entanto, o custo de um smartphone e a fatura mensal das chamadas e serviços de Internet podem ser um problema para muitos cidadãos que têm dificuldade em fazer face às despesas. O pagamento da fatura, somado, às vezes, ao parcelamento do terminal, pode causar algumas dores de cabeça. Desta forma, a Selectra dá-te algumas dicas para que possas poupar o máximo possível na fatura do seu telefone, sem que te despidas dos melhores serviços para estar sempre conectado.

 

Contrata apenas o que precisas

As empresas de telecomunicações procuram atingir o máximo de clientes e serviços contratados. Por isso, é que muitas vezes nos ligam insistentemente para oferecer novos produtos, que muitas vezes podem não ser os mais adequados para ti.

Por exemplo, talvez tenhas contratado uma tarifa de telefone fixo em casa que não precisas pois usas mais os dados móveis, ou então, contratas-te uma velocidade de Internet móvel ou em casa que não corresponde ao uso mensal previsto, ou na pior das hipóteses, velocidade de ligação não é atingida se estiveres em zonas rurais com dificuldades de comunicação. Se tens dúvidas sobre a velocidade da tua internet fixa, podes usar o Speedtest, é gratuito, e ficas a saber se a tua operadora compre com o que prometeu, e assim reclamar e melhorar as condições contratuais.

 

Pensa no streaming

Um dos produtos mais vendidos pelas operadoras de telecomunicações é a televisão por assinatura, com maior variedade de canais e, por isso, às vezes tem um preço bastante alto.

Neste sentido, recomenda-se a mudança para serviços de streaming de conteúdo como Netflix, HBO, Amazon Prime Video ou as plataformas das redes de televisão tradicionais. O preço destes serviços costuma ser mais barato e continuas com acesso aos teus conteúdos.

 

Aposta nas operadoras virtuais

Optar pelas operadoras virtuais é outra opção para poupar na fatura da internet e telefone. Graças ao surgimento de novas tecnologias, há cada vez mais opções de comunicação e esta é uma delas.

Neste caso, este tipo de empresas oferecem um serviço semelhante ao das operadoras da rede tradicionais, mas com tarifas móveis muito mais baixas.

 

Procura a melhor tarifa

Esta é talvez a dica mais importante e útil.  Obter uma boa informação antes de contratar qualquer produto é algo que todos os consumidores devem fazer, seja o que for que queremos contratar.

A internet hoje é uma peça muito importante já que nos permite aceder em minutos às páginas de todas as empresas. Em todos estes e outros casos, o que podes fazer é comparar os preços dos pacotes de telecomunicações, bem como os serviços associados, e decidir se deves continuar na mesma ou mudar de operadora.

 

Conclusão

É provável que ao aplicares estas medidas de redução de custos, possas ver que te sobra mais dinheiro. Na maioria das vezes estamos a pagar por serviços que não usamos e literalmente a deitar dinheiro fora. É importante ter consciência disso e não ter os mesmos tarifários ou serviços que os nossos amigos têm. Cada caso é um caso, e as necessidades também são diferentes.

O mercado das telecomunicações é de facto um dos mais “agressivos”, e provavelmente é dos serviços com as contas mais altas que tens. Assim, tal como acontece com o mercado energético, se tentas poupar mas mesmo assim gastas imenso, fica a saber que existem muitas operadoras de telecomunicações para as quais podes mudar sem ter qualquer tipo problema. Obviamente que se estamos apenas a falar de tarifas móveis e de internet, à partida não tem qualquer fidelização, o que já é diferente quando se incluem os pacotes de televisão.

Se já aplicaste todos os truques para reduzir os custos com a tua fatura do telefone, e mesmo assim não vês muita diferença, já sabes: entra em contacto com a Selectra, que te pode apresentar alguns dos melhores tarifários para estudantes. Começa a poupar já!


DEIXA UM COMENTÁRIO