Mercado de Trabalho

Que competência deves dominar em cada momento da tua vida?

Editor Unlimited Future
22 Julho 2019

Já sabes que Unlimited Future em português significa... soft skills? Ok. Isto dava um excelente início de texto caso se usasse uma expressão em português para as competências sociais. Vamos ter de as chamar assim, não é? Bom, mas tudo isto para dizer que esse é o nosso foco e o mais interessante é que há muitas formas de abordar o tema. 

E desta vez vamos abordar a importância das soft skills olhando para o estado de evolução que vais passar ao longo do teu percurso profissional. Mesmo que estejas a entrar para o ensino superior ou a passar "apenas" para o segundo ano, este é um tema que vai estar sempre presenta na tua vida, até mesmo fora do contexto de trabalho, portanto, desliga o telemóvel e presta atenção (se estiveres a ler no telemóvel, ignora o conselho).

No início da tua carreira vais ser contratado por aquilo que aprendeste e que sabes fazer, ou seja, as tuas hard skills; no entanto, ao longo do tempo a importância das mesmas vai desvanecendo. 

Quando fores avaliado, ou considerado para um aumento, promoção, etc, as competências que aprendeste no ensino superior já não terão tanta relevância. 

O que vai importar são as soft skills

Isto significa que o que será avaliado é algo que no momento em que foste recrutado ainda não tinhas, ou não tão desenvolvido. Por isso, é fundamental que durante o teu percurso profissional consigas, simultaneamente, melhorar essas competências.

Assim sendo, faz sentido que tenhas noção de que competência social é mais importante em determinado contexto, a que será mais valorizada na organização onde queres trabalhar, ou a que te vai fazer ser promovido. 

Como é de esperar, as soft skills são uma paleta cheia de cores e é difícil adivinhar qual estará na moda, mas há tons que serão sempre importantes: liderança, comunicação, gestão de conflitos, por exemplo.

Três passos para identificar a necessidade de determinada soft skill

Auto-avaliação: voltas ao tempo da escola básica e reflectes sobre o que tens feito e como tens feito. Algures na introspecção vais ter uma ideia de que competência pode estar a faltar ou que poderias melhorar.

Conversar com colegas ou superiores: se ainda estás no Ensino Superior, fala com os teus colegas ou professores sobre este tema e pede feedback. Caso já tenhas entrado no mercado de trabalho, mesmo que por via de um estágio, podes sempre pedir opinião também a colegas como aos teus superiores. 

Explorar o maravilhoso mundo da internet: tal como este, há muitos artigos sobre soft skills e, ainda melhor, tendências do mercado de trabalho. Quanto mais lês, mais informado e preparado estás. Depois de identificares as competências necessárias, mete as mãos à obra!


DEIXA UM COMENTÁRIO