Life Hacks

Sabe como mudar de empresa de energia

Parceiros Unlimited Future
24 Agosto 2022

Certamente já sabes, mas um dos serviços mais caros e importantes da nossa casa é a fatura da energia que todos os meses chega. Estamos a viver um momento de crise, e o que é certo é que temos de “apertar o cinto”, porque as coisas não estão fáceis. Se tens reparado que a tua fatura de energia tem chegado cada vez mais cara, talvez seja a hora de fazer um novo contrato de luz com outra empresa.

O mercado da energia em Portugal está no seu auge e a cada dia que passa, mais empresas começam a vender os seus produtos, pelo que, podes fazer um novo contrato de energia. No artigo de hoje, a Selectra dá-te algumas dicas onde te ajudará a perceber melhor como se fazem estas alterações contratuais. Vamos a isso!

 

Conselhos para mudar de empresa de energia

Comparar

O processo de mudança de comercializador é relativamente fácil. O mercado é livre, e tu, como consumidor, podes mudar sempre que não estejas satisfeito com o teu comercializador de energia. E o melhor de tudo é que é gratuito! Fica com estes conselhos.

Antes de mais, e como em qualquer serviço, deves fazer uma comparação de todas as companhias de energia. As ofertas e os preços da eletricidade podem variar, e mesmo que as diferenças sejam mínimas, podes poupar dinheiro todos os meses.

O mercado energético português já conta com muitas empresas de eletricidade e gás, sendo as principais a EDP, Endesa, Goldenergy, Galp e Iberdrola. No entanto, não se deve descartar as menos conhecidas, pois podem ter propostas igualmente interessantes.

É importante que quando comparamos os preços, se tenha especial atenção ao preço do kWh e preço da potência contratada. A nível de impostos e taxas, são as mesmas em todas as comercializadoras. O preço do kWh é a energia que vais gastar, é aqui que fica grande parte da despesa, e o valor da potência é o que vais pagar por ter por dia, para conseguir usar todos os eletrodomésticos, sem que o quadro elétrico “dispare” sempre que ligues os eletrodomésticos. Não te esqueças que quanto mais potência contratares, mais pagarás por mês.

No caso das tarifas de eletricidade, tem em conta que existem várias: as simples e as bi-horárias. As primeiras o valor do kWh é igual todos os dias e horas. No caso das segundas, o valor é diferente de acordo com a hora do dia e dia da semana. Se aos fins de semana vais para casa dos teus pais, e se durante a semana só estás em casa à noite, talvez a bi-horária seja a melhor, pois o preço da eletricidade nesta altura é bem menor que aquele que se paga na tarifa simples.

No entanto, se consomes mais energia antes de anoitecer, certamente a tarifa simples é melhor.

Atualmente já existem algumas empresas que se dedicam à comparação de tarifas de energia. A Selectra ajuda-te a fazer um pequeno estudo através da comparação de tarifas e da contratação da melhor proposta para ti. Não te preocupes, isto é gratuito. Apenas deves entrar em contacto com a empresa, e com uma fatura de energia, tens a possibilidade de encontrar melhor proposta em minutos.

 

Contratar

Ao encontrares a melhor proposta, deves reunir alguns documentos e entregá-los à respetiva empresa. Aqui inicias a celebração do contrato de energia.

Documentos necessários para contratar energia:

  • Nome do titular do contrato: o contrato tem de ser solicitado pela pessoa responsável da fatura. Não é possível fazer o contrato em nome de outra pessoa.
  • Cópia do cartão do cidadão.
  • Morada completa do local onde se vai consumir a energia, e a morada de faturação (para onde é enviada a fatura).
  • Forma de pagamento: podes pagar por débito direto ou por multibanco. No caso da primeira, por vezes existem descontos na fatura caso optes por essa modalidade.
  • Fatura digital: se quiseres receber a fatura por e-mail, deves referir isso.

 

Aguardar

Depois de tudo entregue, deves aguardar para que a mudança de contrato seja aprovada pela distribuidora elétrica, e o teu contrato entre em vigor. O prazo pode ser de três semanas, mas geralmente ocorre entre os 5 e os 7 dias úteis.

 

Conclusão

Se chegaste até aqui, podes ver que realizar um contrato de energia não é difícil. Aquilo que requer é algum tempo a procurar a informação e a comparar as diferentes vertentes (empresas, serviços e as tarifas). Por isso, se quiseres poupar uns euros todos os meses, tens de dedicar um pouco do teu tempo.

É importante que tenhas em conta que no mercado livre de energia não existem períodos de fidelização tal como acontece no setor das telecomunicações. És livre de mudar de comercializador sempre que o consideres.

Para finalizar, atenção aos serviços adicionais que as empresas te podem oferecer quando fazes um contrato. Podem existir empresas que oferecem serviços de reparações de eletrodomésticos que são pagos à parte na própria fatura. Alguns podem ter alguma obrigatoriedade de permanência que te obrigam a mantê-lo, mesmo que mudes de empresa.

Agora que estás mais informado, altera o teu contrato e começa a poupar.


DEIXA UM COMENTÁRIO