Das 3.797 candidaturas a FCT atribuiu mais 1.350 bolsas este ano no âmbito do concurso geral para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento. 81% dos candidatos selecionados são portugueses e os restantes 19% são alunos de 42 países diferentes.
Destes 42 países, aparecem em destaque estudantes de nacionalidades: brasileira, italiana, iraniana, espanhola e alemã, que arrecadam 193 bolsas, em conjunto.
Seja qual for a área científica das bolsas atribuídas o trabalho de investigação é para a obtenção do grau académico de doutor, com a atividade de I&D a realizar em instituições científicas e de Ensino Superior, em empresas ou na administração pública, em Portugal ou no estrangeiro.
A seleção dos candidatos foi feita com base em 3 critérios:
· o mérito do candidato;
· o mérito do plano de trabalhos;
· o mérito das condições de acolhimento.
As candidaturas foram avaliadas por 407 avaliadores de 36 painéis científicos que classificaram as candidaturas e fizeram a seriação em cada área/painel.
Após esta classificação e seriação, a equipa de Coordenação Científica do Concurso definiu o limite de colocações, tendo em conta a respetiva procura e as orientações de política científica para Portugal no contexto Europeu.
As candidaturas só voltarão a abrir em 2021, pelo que se quiseres candidatar-te a uma bolsa para fazeres o doutoramento, terás de aguardar mais uns meses.