Mercado de Trabalho

Soluções para a entrada no Mercado de Trabalho: A preparação e a prática vão ajudar-te

13 Abril 2023

Para muitos é assustador pensar naquele momento em que estamos a terminar o nosso percurso académico e que temos que começar a procurar o “primeiro” emprego.

Este primeiro emprego, representa o desconhecido, um mundo nunca antes explorado. É normal sentires algum desconforto, incerteza e até mesmo alguma ansiedade em relação a esta fase da tua vida. As entrevistas vão ser algumas e serás posto à prova de várias formas.

Este período é muitas vezes associado a alguma frustração e desmotivação, especialmente depois de sentires na pele o que significa a palavra “rejeição” ou a famosa expressão “infelizmente não foste selecionad@”. É verdade, é difícil, mas faz parte!

A procura de emprego é um processo e à medida que vais participando em mais processos de recrutamento vais conhecendo as abordagens de diferentes empresas e vais-te adaptando a diferentes contextos.

Mais do que isso, é uma excelente oportunidade para te conheceres melhor a ti própri@ e de perceberes em que tipo de empresas realmente te imaginas a médio e longo prazo.

 

É normal sentires-te inseguro/a no início, como te explicámos, este mundo do mercado de trabalho pode parecer bastante assustador! É quase como na altura dos descobrimentos, nunca sabes quando é que pode aparecer o Adamastor e imaginas perigos em todo o lado.

Primeiro, lembra-te que é um processo e errar faz parte.

Provavelmente vais sair da tua primeira entrevista a pensar que correu mesmo mal e que não tens jeito nenhum para estas coisas.

Boa notícia: ninguém tem jeito para isso (excepto alguns unicórnios que andam por aí)!

 

À medida que fores participando em mais entrevistas vais ter oportunidade de praticar a forma como te apresentas, a clareza com que falas e o teu à vontade vai também aumentado. Assim, vais deixando de ver este momento da entrevista como uma ameaça e começas a vê-lo como uma oportunidade de conheceres empresas e pessoas novas!

Tens apenas de ter muitas experiências, mesmo que tenham de ser menos boas, e dar tempo a ti própri@ para te adaptares à tua nova realidade. À medida que vier o feedback e a prática, vais começar a tornar o Adamastor o teu melhor amigo! J

 

Segundo, lembra-te que tens de aprender com os teus erros.

Sempre que possas, pede feedback sobre a entrevista ou sobre a tua prestação no processo de recrutamento! Quer tenha corrido bem ou mal!

Sabemos que provavelmente não querias pôr sal na ferida, mas a realidade é que essa informação pode ser usada para as entrevistas futuras e para que possas corrigir o teu comportamento/postura. Vai permitir-te evoluir e mostrar àquela pessoa que estás abert@ a receber críticas construtivas e a evoluir.

 PS: Se não te contratarem, até se vão arrepender!!!

 Ainda tens muitas perguntas e ansiedades? Vai pesquisar ao nosso artigo dos desafios e apoquentações do mercado de trabalho!


DEIXA UM COMENTÁRIO