Mercado de Trabalho

Tens receio de submeter uma candidatura espontânea? Sabe como podes brilhar!

Redatora com Futuro
18 Maio 2023

És estudante universitári@ e andas à procura de um estágio ou até já acabaste o curso e  queres começar a trabalhar? Se te encontras numa destas situações, deves estar a  deparar com um mundo de possibilidades infinitas, pois talvez não saibas exatamente o caminho a seguir para atingires o teu objetivo profissional final ou ainda não descobriste sequer qual é mesmo a tua vocação. Então, tens estado à procura da oportunidade perfeita, mas ela nunca mais aparece? Vem descobrir como podes ser tu a fazê-la surgir! 

 

Dependendo da formação que escolheste ter, podes estar numa situação mais ou menos complicada em relação à quantidade de ofertas de emprego ou até de voluntariado que estão já ao teu alcance. Há áreas em que acabas o curso e tens logo recrutadores a interessarem-se por ti, há  outras em que podes enviar vinte e-mails e ter resposta a cinco e, muitas vezes, a resposta não  corresponde bem à tua expectativa 😐 Isto é um processo que pode dar muito trabalho e ser muito  frustrante. No entanto, por experiência própria, digo-te que, quando consegues a oportunidade por que tanto ansiaste e te esforçaste para atingir, o sentimento de realização que tens faz o resto valer a pena. Dito assim, parece um conto de fadas em que no fim tudo volta ao seu lugar... Mas afinal qual é o segredo para teres maiores hipóteses de brilhar no meio de tantos potenciais candidatos? 

 

Em primeiro lugar, se não há vagas anunciadas para a posição a que te queres propor, põe os receios para trás das costas e faz uma candidatura espontânea! Envia um e-mail para o departamento responsável da empresa em questão ou para as pessoas com quem gostarias de colaborar (no caso de não se tratar de uma empresa). Antes disso, podes tentar contactar pessoas da área  que te interessa no LinkedIn ou através de contactos que tenhas, para que possas estar mais  informad@ sobre a função que queres desempenhar e sobre as pessoas com quem vais trabalhar  e aquilo que elas procuram em ti. 

 

Mais concretamente, o que deves enviar neste e-mail? É simples: apresenta-te a ti e aos  teus interesses brevemente e explica o contexto do teu e-mail e ao que te pretendes propor.  Deves enviar, em anexo, o teu currículo e (muito importante) uma carta de motivação, na qual  deves incluir: quem és e um pouco da tua formação, os motivos pelos quais te estás a candidatar e o porquê de seres uma mais-valia para quem te contratar, ou seja, o que  é que te distingue das outras cinquenta candidaturas que a empresa irá receber. Na carta, aproveita  para destacar aspetos do teu currículo, relacionando soft skills (bastante procuradas atualmente) que tenhas adquirido com atividades/projetos que tenhas desenvolvido. 

 

Em suma, não tenhas receio de submeter a tua candidatura espontânea: se queres viver  aquela experiência, põe as mãos na massa e agarra a oportunidade! Mostra a quem te poderá  recrutar quais são as tuas motivações e ambições, o porquê daquilo ser mesmo importante para  ti, mas não recorras excessivamente a sentimentos com pessoas que não te conhecem. Tenta  fazer com que sintam empatia por ti, mas não te esqueças de manter o registo profissional! Por  fim, realça o teu valor, mas sem que pareças demasiado exibicionista. É importante criares uma  boa impressão e deixares os outros curiosos em relação a quem és e ao que tens capacidades para fazer!  

 

P.S. É fácil desmotivares neste processo, por isso não deixes que uns “nãos” ou uns dias sem resposta te impeçam de ir atrás daquilo que realmente queres para o teu futuro e de conquistares o teu lugar ao sol! Boa sorte 🍀


DEIXA UM COMENTÁRIO