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Tu és o que comunicas: porque deves construir uma marca pessoal?

Editor Unlimited Future
27 Novembro 2023

O mercado de trabalho encontra-se cada vez mais competitivo. Nos dias de hoje, torna-se crucial destacarmo-nos e sermos vistos como profissionais que realmente entendem do assunto. Por isso, criar uma marca pessoal é um dos melhores investimentos que podes fazer a longo prazo.

O termo correto é “Personal Branding”. Este define-se por ser um conjunto de processos pelos quais os profissionais passam até serem considerados especialistas na sua área de atuação, pela qual são completamente apaixonados. Por norma, partilham conteúdo relevante para a comunidade onde demonstram o seu conhecimento e o valor das suas capacidades.

O surgimento de todas as plataformas digitais que conhecemos hoje, fez com que o Personal Branding se tornasse cada vez mais importante. Muitos recrutadores até já optam por apenas recrutar profissionais que possuam a sua própria marca bem desenvolvida.

Além disso, deixo-te aqui mais algumas razões pelo qual deves investir na tua marca pessoal:

- Vantagem competitiva: Irás ganhar mais credibilidade e as pessoas irão confiar em trabalhar contigo;

- Poderás ser 100% tu: Nada de máscaras e falsas afirmações. A tua marca pessoal deve transmitir exatamente o que és e o porquê de fazeres o que gostas. As pessoas tendem a relacionar-se melhor com alguém autêntico, mesmo no mercado de trabalho;

- Reputação: À medida que vais crescendo, vais construindo a tua reputação. As pessoas tendem a dirigir-se a ti por seres um especialista da tua área e respeitam-te por isso.

Como podes começar a criar a tua marca pessoal? 

Por último, vou dar-te algumas dicas para começares ainda hoje a investir na tua marca pessoal! Se seguires estes passos simples de forma consistente, nada te irá parar!

1. Mostra quem és – Começa por anotar as tuas capacidades, os teus valores, a tua paixão, o que te diferencia do resto e como podes servir o teu público-alvo.

2. Define o teu objetivo – Porque é que queres construir a tua marca pessoal? O que queres alcançar profissionalmente e pessoalmente? Queres ser reconhecido pelo quê?

3. Identifica o teu público-alvo – Tenta perceber quem é que vai beneficiar do que tens para oferecer, quem é que mais podes ajudar e quem é que se irá identificar mais com a tua marca.

4. Define a tua proposta única de valor – Isto é, a tua marca sumariada em algumas palavras que descrevem o que trazes de valor para a tua audiência.

5. Constrói o teu website – Ao teres a tua própria plataforma, dás oportunidade à tua audiência de te conhecer melhor e saber o que tens para oferecer com mais detalhe.

6. Elabora uma estratégia de conteúdo – Desenvolver uma estratégia de conteúdo que seja consistente e de valor é essencial para assegurar que a marca se encontra ativa.

7. Constrói uma comunidade – Estás a juntar um conjunto de pessoas que se identifica com os mesmos valores que tu. Não só estás a criar algo de valor, como continuas a promover a tua marca pessoal.


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