Na hora da tua candidatura para o Ensino Superior, vais ter vários fatores em consideração, e um deles poderá ser a taxa de empregabilidade. Não sabes o que é nem como é calculada? Continua a ler o artigo!
A taxa de empregabilidade corresponde ao rácio entre o número de inscritos nos centros de emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, que concluíram, nos três anos letivos anteriores, o par instituição/ciclo de estudos (ICE), e o número de diplomados, nos três últimos anos letivos, no mesmo par instituição/ciclo de estudos (D). É uma fórmula deste género:
Taxa de Empregabilidade = ICE/D × 100
Pareceu confuso e matemática não é o teu forte? Não te preocupes, continua a ler!
Muito resumidamente, a taxa de empregabilidade demonstra quantas pessoas é que acabaram o curso e conseguiram ter um emprego dentro da mesma área do curso. Em suma, mostra-nos como está o mercado de trabalho.
Basta acederes ao Portal InfoCursos para saberes a taxa de empregabilidade de cada curso.
Este site dá-te acesso a diversas informações importantes, como “Onde estavam os alunos 1 ano após iniciarem o curso” (se foram para outro curso, se foram para outra Instituição do Ensino Superior mas mesmo curso, entre outros), a Distribuição das classificações finais dos diplomados neste curso e a Percentagem de recém-diplomados do curso que estão registados no IEFP como desempregados.
Mas atenção! Os dados disponibilizados não são a realidade a 200%, uma vez que os números só contam com desempregados diplomados que se tenham inscrito no centro de emprego! Para além dos recém-licenciados que acabaram a trabalhar numa área completamente diferente ou que foram para fora do país.
No entanto, sempre ficas com uma ideia da empregabilidade de cada curso de modo a tomares uma escolha mais segura e consciente.