Antes de mais, o que é um portfólio?
De forma simples, um portfólio é o conjunto de trabalhos realizados por ti até à data. Com isto, um portefólio pode ser o conjunto de artigos ou notícias (se estiveres a estudar jornalismo, por exemplo), fotografias, vídeos (se estiveres na área da multimédia, por exemplo), outros projetos (se a tua área for arquitetura, por exemplo) - tudo depende da tua área de estudo e trabalho.
É obrigatório ter portfólio?
Nem todas áreas obrigam a ter portfólio... Deves refletir se é relevante para ti fazê-lo, de acordo com a tua área de estudos e com o objetivo que tens para o futuro (a nível profissional). Se estás em alguma das áreas que referimos acima, talvez estejas a perder oportunidades de trabalho pelo facto de não teres um! Isto porque é uma forma bem fácil para conseguires mostrar a tua experiência, conhecimento e competências.
Nota: Se o teu objetivo é entrar no mercado de trabalho e tens andado a enviar o teu CV para algumas empresas, deves também anexar o teu porfólio.
Onde e como ter o portfólio?
Deves ter um ficheiro em PDF do teu portfólio para que, se te pedirem, o possas enviar. No entanto, um portfólio online é obrigatório! Num simples link, incluis todo o teu trabalho e podes enviar para todo e qualquer lado.
O Behance, por exemplo, é uma das plataformas mais conhecidas para a publicação de trabalhos multimédia e que, pessoalmente, me traz muitos (bons) resultados, uma vez que resume os meus trabalhos e, desta forma, faz com que o meu portfólio não se torne demasiado extenso e pesado.
Como deve ser o portefólio?
O portfólio é teu e, por esse motivo, deve estar organizado da forma que tu preferires, horizontal ou vertical, colorido ou a preto e branco, com mais ou menos fotos, prints ou ícones.
No meu caso, tenho uma capa com o título, nome e contactos; uma segunda página de apresentação pessoal com fotografias; uma página de apresentação do portfólio; e uma página de explicação para cada experiência de trabalho, finalizando com um agradecimento e novamente contactos. Optei por fazer um design simples apenas branco e azul e com as cores das fotografias e prints dos trabalhos.
Deves ser original, criar algo que mostre a tua experiência e conhecimento de forma que te represente e te identifiques. Dica: Cria um QrCode para o link do portefólio e coloca no currículo!
Como ser ainda melhor?
Se te quiseres destacar ainda mais, imprime e entrega em mãos na empresa para a qual te estás a candidatar. Por exemplo, se te vais candidatar para uma vaga no departamento de marketing de um clube desportivo podes realizar o teu portfólio em formato de táticas e apresentar desta forma a tua proposta.
Sê original, mas acima de tudo, sê tu própri@! O teu porfólio é o teu cartão de visita 👌