4 regiões do país apresentam um número de jovens com o Ensino Profissional ou Superior completo, mais elevado do que o valor médio registado na União Europeia!
🔵 Acima do valor médio registado na União Europeia:
1. Área Metropolitana de Lisboa – 48,5%
2. Norte – 45,3%
3. Centro – 44%
4. E Alentejo – 43%
🔵 Abaixo do valor médio registado na União Europeia:
1. Algarve – 34,9%
2. Madeira – 35,4%
3. E Açores – 25,6%
De acordo com o Eurostat, em 2022, 42% da população da União Europeia, com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, tinha concluído o Ensino Profissional ou Superior.
Olhando para as mais de 200 regiões que fazem parte do ranking em análise, é possível identificar que a região da capital da Lituânia se destaca, positivamente, por apresentar uma percentagem de jovens adultos com o Ensino Profissional ou Superior completo, na ordem dos 73,6%.
Seguem-se 11 regiões que apresentam percentagens acima dos 60%. Regiões que fazem parte de países como a França, a Irlanda, a Holanda, a Polónia, a Hungria, a Suécia, o Luxemburgo e a Dinamarca.
As últimas posições do ranking são ocupadas por regiões situadas em países como a Roménia, a Hungria, a Bulgária e a República Checa. A Roménia destaca-se, negativamente, por contar com uma região que apresenta a percentagem mais baixa de todas, 16%.
Segundo o Eurostat, existem vários fatores que concorrem para a existência destes contrastes, nomeadamente:
👉 As diferentes oportunidades ao nível do ensino e do emprego;
👉 O estilo de vida que é possível manter;
👉 E, por último, a presença ou ausência de indústrias especializadas em alta tecnologia e inovação capazes de atrair talento altamente qualificado.