O projeto designado por EDP Labelec Merit Award, surge com o propósito de distinguir a melhor tese de mestrado ou doutoramento (escritas em Português ou em Inglês) em temas como energias renováveis, descarbonização e inovação tecnológica, em todos os mercados em que o grupo se encontra presente.
O EDP Labelec Merit Award destina-se a estudantes universitários e os mesmos podem apresentar a sua candidatura no site da EDP Labelec até ao próximo dia 31 de março. O objetivo é, para além de premiar a investigação, explorar “novas soluções passíveis de serem alocadas ao meio empresarial”.
Quem é que se pode candidatar?
Qualquer estudante com uma tese de mestrado ou de doutoramento concluída e classificada nos dois anos letivos anteriores a esta edição, portanto:
· Estudantes de qualquer Universidade ou Instituo nas geografias onde o grupo EDP opera;
· Estudantes portugueses de qualquer Universidade ou Instituição.
Em que geografias opera o grupo EDP?
· África (Moçambique Nigéria);
· Ásia (Camboja, China, Indonésia, Japão, Malásia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname);
· América do Norte (Canadá, EUA e México);
· Europa (Bélgica, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónica e Portugal).
Qual é o valor do prémio?
A EDP Labelec e a EDP New são duas das áreas do grupo focadas em criar desenvolver projetos de inovação no setor energético e, nesta primeira edição, vão atribuir conjuntamente o prémio de 15 mil euros (se de uma tese de mestrado se tratar) e 20 mil euros caso se trato de uma tese de doutoramento.
Que temas são aceites para participar?
São válidas a concurso, teses que abordem e explorem os seguintes temas:
· Redes inteligentes e distribuição de energia;
· Novas soluções tecnológicas de energia limpa;
· Produção e integração de energias renováveis e descarbonização;
· Tecnologias de inovação e soluções digitais
A primeira fase do concurso passa por selecionar as 20 melhores teses – a serem escolhidas por uma Comissão Técnica da EDP Now e da EDP Labelec. Posteriormente, 5 dessas 20 passam à próxima etapa. Entretanto, um júri constituído por personalidades reconhecidas e externas à empresa irá ditar o grande vencedor – no máximo até dia 30 de setembro do ano corrente.
Mais uma vez, a empresa refere que “com este prémio, a EDP reforça a sua missão de contribuir de forma ativa para o desenvolvimento do setor da energia, com uma clara e sólida aposta na inovação e na transição energética”.
Podes consultar o regulamento e outras informações aqui.