Nos dias 2 ,4 e 9 de dezembro, a FEP First Connection irá proporcionar aos estudantes da Academia do Porto uma oportunidade de se prepararem para o mundo empresarial, através da 6.ª Edição do FFC Pitching Talent. O evento divide-se em 3 fases e destina-se a todos os alunos da Academia do Porto. A sua ideia central é o Pitch como forma de autopromoção de cada participante e desenvolvimento de competências de trabalho para o futuro, nomeadamente, melhoria das soft skills de comunicação e imagem dos participantes. Este evento procura também exibir uma nova geração de talentos às empresas. O FFC Pitching Talent será totalmente online, via Zoom, e consistirá nas seguintes fases:
“Ready” - dia 2 de dezembro, a partir das 14h00.
Esta fase representa o primeiro momento de seleção, em que todos os inscritos realizam um pitch de 2 minutos para um painel de júris, por sua vez constituído por representantes da Deloitte, empresa Gold Sponsor do evento, e por representantes da Calzedonia, KPMG, Galp e Engel & Volkers, na posição de Silver Sponsors. Após a apresentação de cada pitch, o júri atribui aos candidatos pontuações (anónimas), guiadas por critérios já definidos, o que permite selecionar os candidatos com melhor pontuação para a fase seguinte. No final deste dia, é enviado um feedback a todos os participantes, no âmbito de uma melhoria da performance individual e de uma reflexão sobre os pontos fortes e a melhorar de cada um.
“Set” - dia 4 de dezembro.
Este dia será composto por uma sessão de manhã com duas formações, com início às 9h00 e fim às 12h30, bem como uma sessão ao final da tarde com uma “Talk”, com início às 18h00 e duração de 1h/1h30.
Na sessão da manhã, teremos uma formação sobre “Como fazer um Pitch” com Frederico Vital e ainda uma formação sobre “Career Path e Networking” com Adriana Lima. A “Talk”, moderada por um alumni FFC, contará com a presença do Country Managing Partner da EY, João Alves, e o CEO do Dott, Gaspar D’Orey. Neste dia, o foco incidirá em potenciar o candidato através dos conhecimentos e experiências de profissionais de excelência, tendo em conta o seu background profissional, bem como inputs que permitam criar valor acrescentado aos participantes.
“Pitch” - dia 9 de dezembro, das 13h00 às 19h00.
Neste último dia é dada a oportunidade aos participantes de colocar em prática os conhecimentos e capacidades adquiridos ao longo da semana. Estes terão de preparar um pitch com um máximo de 2 minutos, de forma a se apresentarem às empresas num estilo de speed interview. As entrevistas terão a duração de cerca de 5 minutos, iniciando-se com o pitch de 2 minutos e seguindo-se de um feedback e/ou questões relevantes para a empresa.
No final, os representantes das empresas Gold, Silver e Light Sponsors (Galp, entre outras, que serão divulgadas com maior proximidade ao evento) atribuem, novamente, uma pontuação aos estudantes, das quais sairão os vencedores. O prémio consiste no “One Day With Deloitte”, onde os vencedores poderão visitar os escritórios da empresa e conhecer a realidade da mesma, de perto. Terão ainda mentoring calls com os representantes das empresas Gold e Silver sponsors e formações de cariz formativo, onde poderão esclarecer potenciais dúvidas e destacar-se para futuras oportunidades de recrutamento.
Sobre a FEP First Connection
A FEP First Connection é uma organização juvenil sem fins lucrativos, fundada em 2012 por um grupo de alunos da FEP, com o intuito de complementar o ensino dos estudantes com atividades mais práticas que os aproximassem do tecido empresarial. Com estas atividades, sendo uma delas o FFC Pitching Talent, a FFC visa dar aos alunos uma visão diferente da obtida em sala de aula, ajudando-os, simultaneamente, a desenvolver soft skills, criar uma network profissional, entre outras competências. Esta associação estudantil rege-se por valores como a dedicação, a transparência, o profissionalismo e a integridade e proporciona aos estudantes diversas atividades, locais e/ou internacionais, contando atualmente com uma equipa de 35 membros.