Ganha 10.000 euros no programa de provas de conceito da U.Porto

Ana Isabel Almeida
Editora Unlimited Future
24 Outubro 2022

Pela quinta vez, o Business Ignition Programme (BIP PROOF), promovido pela U.Porto Inovação, vai “disponibilizar verba para financiar projetos inovadores na execução de provas de conceito”. No total, neste edição 2022/2023, serão financiados seis projetos e cada um irá receber até 10 mil euros.

Esta edição conta com o apoio da Fundação Amadeu Dias, do Santander Universidades e da J. Pereira da Cruz. O programa deste ano é, ainda, apoiado pelo UI-TRANSFER – um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

 

O que é o BIP PROOF?

Trata-se de um programa que contribui com apoios para provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto. Arrancou em 2018 e, desde então, mais de 20 invenções receberam financiamento. Na 1ª edição, que decorreu no âmbito do projeto U.Norte Inova, seis projetos receberam (cada um) 20 mil euros para impulsionar provas de conceito. Nesse mesmo anos, a Fundação Amadeu Dias (FAD) tornou-se no principal apoio da iniciativa, e outras quatro ideias inovadores receberam 10 mil euros.

No ano seguinte, a “fórmula de sucesso” coma FAD resultou no apoio/financiamento de quatro projetos de investigação. Em 2020, o programa passou também a contar com o apoio do Santander Universidades, financiando-se seis projetos (num investimento de 60 mil euros).

Na última edição, em 2021, contaram-se 40 candidaturas, e foram cinco os projetos financiados pelo programa – com um novo parceiro, J. Pereira da Cruz.

 

Qual é o objetivo deste programa?

Este programa tem como objetivo “apoiar projetos de provas de conceito que visem estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização de resultados de investigação promissores”. Para que tal seja possível, os projetos a apoiar terão de proceder à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vito, estudos de viabilidade e de mercado ou quaisquer outras atividades que possam acrescentar valor a estes resultados e que aumentem a sua atratividade. É, portanto, necessário que depois sejam transferidos para empresas ou para darem origem à criação de empresas spin-off.

 

Onde e quando me posso candidatar?

As candidaturas para esta edição estão abertas na plataforma Santander X até ao dia 7 de novembro.

 

Podes consultar as linhas orientadoras aqui. Para qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do e-mail bip@reit.up.pt.


DEIXA UM COMENTÁRIO