Gostas de investigação em saúde? Vai haver um sistema de "impressões digitais" para doenças!

Sara Júnior
Redatora com Futuro
25 Julho 2020

Para quem se interessa por investigação esta é uma excelente notícia. Investigadores desenvolveram um sistema inteligente baseado em fibra ótica, denominado iLoF, para imobilizar, isolar e identificar células tumorais.

 

O sistema trabalha como um arquivo de “impressões digitais” de várias doenças, o que possibilita que no futuro se possam fazer testes rápidos e pouco invasivos em doenças como Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Parkinson ou cancro.

Esta tecnologia tem capacidade para combinar “algoritmos de inteligência artificial com sinais de base fotónica para identificar categorias únicas de biomarcadores”.       

 

Este projeto, que é validado em parceria com investigadores do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde da Universidade do Porto, tem capacidade para “discriminar dois modelos de células cancerígenas humanas com o mesmo background genético, mas com um perfil de glicosilação diferente”.

 

Esta iniciativa foi distinguida pela publicação Scientific Reports e pelo EIT Health, a maior associação do mundo na área da saúde, financiando a iLoF com 2 milhões de euros para aplicar no desenvolvimento de investigações para o tratamento da doença de Alzheimer.

 

Esta pode ser uma motivação e inspiração extra para quem gosta da área da saúde e da investigação. Caso queiras descobrir informação mais pormenorizada, basta veres o artigo científico publicado pela iLoF.


DEIXA UM COMENTÁRIO