O concurso de ideias de negócio ARRISCA C está de volta para premiar projetos que valorizem a região centro. Esta iniciativa desafio todos os que estão ligados ao ensino secundário e ensino superior a apresentar as suas ideias de negócio até dia 4 de dezembro. Todas as ideias devem ter base científica ou tecnológica e, além disso, devem contribuir para a sua transformação em iniciativas empresariais.
O que é o ARRISCA C?
O ARRISCA C, organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Universidade de Aveiro (UA), é uma das ações do Programa INOVC+:Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Qual é o objetivo desta iniciativa?
Este programa tem como missão consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, “aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro”.
Quem pode participar neste concurso?
Podem apresentar propostas docentes, pessoal não docente, investigadores, bolseiros, alunos ou ex-alunos diplomados de que qualquer Instituição de Ensino Superior portuguesa, e alunos do ensino secundário e técnico-profissional (nível IV CE) a nível nacional.
É necessário formar uma equipa para participar?
Não. As propostas podem ser feitas de forma individual. No entanto, também é possível criar uma equipa até um máximo de cinco elementos, que devem ter como objetivo desenvolver a ideia de negócio que “resulte das suas atividades de investigação e desenvolvimento e/ou do seu conhecimento científico e/ou tecnológico”.
A ideia de negócio deve estar enquadrada em alguma temática?
Sim. As ideias de negócio submetidas a concurso devem estar enquadradas numa das seguintes categorias:
- Inovação;
- Inovação júnior;
- Inovação social.
Onde e até quando posso submeter a minha candidatura?
A submissão de candidaturas pode ser feita até dia 4 de dezembro em www.arriscac.pt.
A juntar ao prémio monetário (20.000€), existem ainda outras recompensas, para distinguir as ideias que valorizem esta região do país e que tenham impacto em áreas como os Recursos Naturais e Bioeconomia, Energia e Clima, Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção, Cultura, Criatividade e Turismo, Saúde e Bem-Estar.