Há alunos que não se matricularam por falta de casas: alojamento no ensino superior

Ana Isabel Almeida
Editora Unlimited Future
4 Outubro 2022

Este ano letivo, somando as colocações da 1ª e 2ª fase de acesso ao ensino superior, foram colocados cerca de 50 mil alunos. No entanto, cerca de 12% desse número acabou por não se matricular.

 

Em declaração ao Diário de Notícias, as associações e federações de estudantes revelaram as suas preocupações, queixaram-se e pediram medidas ao Governo, uma vez que existem poucas habitações e as que existem são demasiado caras.

 

João Machado, presidente da Federação  Académica de Lisboa revelou que “a habitação é a maior barreira para os estudantes que entraram ou permanecem no ensino superior e está cada vez pior. Notámos que há uma maior afluência de estudantes e das suas famílias para os ajudar a encontrar um quarto, mas também sentimos que há menos quartos para alugar.”

 

Apesar deste ano letivo ter sido o segundo maior de sempre no que diz respeito a colocações em Instituições de Ensino Superior, o alojamento público mantém-se igual desde 2018/2019. De acordo com o Plano Nacional para o Alojamento do Ensino Superior (PNAES) existem, para este ano, 15 mil casas – exatamente o mesmo número disponibilizado há quatro anos.


DEIXA UM COMENTÁRIO