Segundo o estudo feito pelo Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, avançado pelo Público, as Instituições de Ensino Superior, IES, foram das entidades que mais rapidamente se adaptaram e contribuíram para a comunidade académica e para a sociedade durante a pandemia.
O Observatório aponta 47 responsáveis por estas 744 ações. 37% das IES responsáveis são do Norte do País, 29,8% são de Lisboa e do Vale do Tejo e 20,7% do Centro de Portugal.
Houve 385 ações, por parte destas IES, com aplicação externa, das quais 262 foram dedicadas exclusivamente ao combate à COVID-19. Tal como já tínhamos indicado antes no artigo “O que fazem as instituições de ensino superior em quarentena?”, algumas destas ações incluem:
- Produção de equipamentos de proteção individual;
- Implementação de testes de despiste;
- Disponibilização de espaços e equipamentos médicos, como ventiladores.
As restantes ações, 359 mais precisamente, foram dedicadas à parte interna das IES, sendo a grande fatia destas, 202 ações, dedicadas aos estudantes universitários. Nestas 202 ações estão incluídas:
- Ações de prolongamento do período de pagamento das propinas;
- Apoio financeiro de emergência;
- Apoio ao repatriamento de estudantes;
- Empréstimo de computadores e disponibilização de dados móveis;
- Apoio no alojamento e refeições.
O relatório indica ainda que as IES continuarão com as ações iniciadas durante o confinamento, ajudando a comunidade académica e a sociedade a implementar as novas rotinas deste novo normal.