Houve 98.000 pedidos de bolsa de Ação Social da DGES sem contar com os colocados da 3ª fase!

Francisco Oliveira
Editor Unlimited Future
4 Novembro 2020

Até ao dia 29 de outubro, antes dos resultados da 3ª fase serem publicados, já haviam 98.000 candidatos às bolsas da DGES, o maior número de candidatos dos últimos 5 anos!

O previsto era que fossem atribuídas 80.000 bolsas, o mesmo número que 2019, mas tudo indica que esse valor será ultrapassado, devido à flexibilização dos critérios por parte da DGES, passando para 89.000 bolseiros.

Qual foi a flexibilização dos critérios válida para este ano?

Houve um ajuste no limite de rendimentos do agregado familiar. Passou-se de 16 vezes para 18 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS), isto significa que o limite de rendimentos mensais por pessoa da tua família deve ser igual ou inferior a 658€ (atenção que pode haver dívidas/créditos e outros fatores que influenciam o cálculo do rendimento per capita da tua família).

Para além disto, agora é possível que famílias cujo o IRS de 2019 contenha valores superiores ao indicado tenham direito a bolsa na mesma. Precisam apenas de provas quais foram os últimos rendimentos para substituir a declaração de IRS caso tenha havida uma quebra abrupta nos rendimentos ou situações de desemprego, etc.

 

Até à data, apenas 1.727 indeferidos.


DEIXA UM COMENTÁRIO