Mais de metade dos jovens tem o Emprego como principal preocupação para o futuro

Unlimited Future
27 Março 2023

No maior estudo feito sobre a juventude portuguesa, em que o Cartão Jovem e a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto entrevistaram 9938 jovens de todo o país e a maioria dos inquiridos aponta o “Emprego” como a sua prioridade atual, mas também para o futuro. Na diferenciação entre géneros, para os jovens do sexo masculino a prioridade é o “Acesso ao emprego”, enquanto para as jovens do sexo feminino, a prioridade prende-se com o “Acesso à saúde”.

Os primeiros resultados deste inquérito mostram quais os interesses atuais e futuros mais importantes para os jovens. Mais de 50% dos inquiridos colocam o “Acesso ao emprego” como a prioridade hoje (52,88%) mas também daqui a 5 anos (52,17%). O “Acesso à saúde” é a segunda prioridade atual (47,87%) mas também para o daqui a 5 anos (47,53%). O terceiro interesse atual que obteve mais respostas foi o dos “Direitos Humanos e Inclusão Social” (29,56%) mas daqui a 5 anos os jovens portugueses consideram que “Constituir família” é uma das principais prioridades (38,76% dos inquiridos tem essa consideração para daqui a 5 anos e apenas 29,41% o consideram como uma prioridade atual). Cerca de 1 /4 dos jovens consideram a “Habitação” como uma prioridade atual aumentando para os 30% em relação ao futuro a 5 anos. O estudo também apresenta as diferenças em relação a prioridade entre género, faixa etária, assim como entre as regiões do país. 

Este estudo é o ponto de partida para um regresso em grande do Cartão Jovem à vida dos jovens e começou pelo princípio: conhecer quem são, o que fazem, o que ambicionam, o que receiam e o que querem para o futuro.

O estudo será apresentado no dia 29 de março, às 11h00, na Pousada de Juventude Almada, e contará com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e de Rui Serôdio, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto que apresentará o estudo.

Caso queira marcar presença ou necessite de mais informações deverá contactar:

Hugo Lopes Silva – Assessor da Direção da Movijovem - +351 926 691 408


DEIXA UM COMENTÁRIO