O que fazem as Instituições de Ensino Superior em Quarentena?

Francisco Oliveira
Editor Unlimited Future
2 Abril 2020

A tua Universidade ou Politécnico não está com as atividades totalmente suspensas, nem simplesmente a garantir aulas à distância, estão a fazer muito mais do que isso.

 

Por exemplo, algumas instituições mantém as suas residências a funcionar albergando alunos de outros países ou até mesmo alunos portugueses.

Mantém também as cantinas abertas para que estes estudantes consigam fazer as suas refeições sem terem de fazer uma deslocação muito longa e, portanto, diminuindo os riscos de infeção.

 

Há também instituições a fazer uso dos seus recursos e da inteligência dos colaboradores, para constituírem equipas para a criação de protótipos de ventiladores de emergência.

Ventiladores esses que servirão para mitigar uma possível falhar nos recursos do Serviço Nacional de Saúde.

Atualmente estes protótipos aguardam que o tecido empresarial se disponibilize para a produção em série e que o Infarmed aprove o licenciamento.

Caso conheças alguma empresa ou possas dar um contributo para este projeto, deverás usar o e-mail para contacto: emergencyventilatorpt@gmail.com

 

Até agora, parece-te que realmente estão a apostar forte no apoio ao País? Não fica por aqui, estão também a:

  • produzir viseiras para os profissionais de saúde
  • produzir 1.000 testes para coronavírus por dia (contam subir este número para 1.600)
  • fazer simulações virtuais de pacientes com COVID para estudantes da área da saúde para colmatar a suspensão das aulas práticas!
  • Testar amostras biológicas para rastreio de COVID-19
  • Ceder equipamentos informáticos (portátil/tablets + banda larga móvel) para os alunos que não tenham a capacidade para adquirir estes materiais e de forma a não perderem o acesso às aulas
  • Criação de testes “caseiros” para evitar dispêndio de recursos em importações

 

Como podes ver, as Instituições de Ensino Superior  não estão "simplesmente" a lecionar à distância, estão a dar suporte aos principais sistemas de combate à infeção COVID-19. 


DEIXA UM COMENTÁRIO