Os estudantes internacionais também têm direito a bolsa de estudos!

Francisco Oliveira
Editor Unlimited Future
2 Setembro 2020

De forma muito resumida, é o que diz a carta aberta que a Associação Académica da Universidade de Lisboa enviou aos Ministros das Finanças, Negócios Estrangeiros e Ensino Superior.

 

Atualmente, existem cerca de 58.000 os estudantes estrangeiros em Portugal, representando 15% de todos os alunos no Ensino Superior e cerca de 20.000.000€ para as Instituições de Ensino Superior portuguesas.

Para estes alunos, se juntarmos os efeitos da pandemia aos efeitos provocados pela crise cambial, temos a receita para o desastre e para o abandono escolar, segundo a associação académica.

 

Na carta dirigida aos ministros lê-se: “Para efeitos de atribuição de bolsas de estudo, os estudantes internacionais são automaticamente excluídos, o que cria uma desigualdade negativa face aos estudantes nacionais e origina, naturalmente, uma violação latente ao princípio da igualdade constitucionalmente consagrado”.

 

Na carta em questão, são apresentadas duas soluções: ou abranger os estudantes internacionais nos apoios disponibilizados para contrariar os efeitos da pandemia, ou criar um apoio especializado para estes estudantes tendo em conta a atual situação socioeconómica.


DEIXA UM COMENTÁRIO