Os teus pais ou avós não têm uma licenciatura? Não há problema, ainda vão a tempo!

Unlimited Future
1 Setembro 2022

Artigo escrito por Mariana Penajoia Catarino

Em Portugal, a primeira Universidade da Terceira Idade surgiu em 1978 em Lisboa, desde aí, várias foram as instituições dedicadas a promover o envelhecimento ativo da população portuguesa, com grande destaque para a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS). Criada em 2005, conta atualmente com mais de 45.000 alunos, 300 entidades e 5.500 professores voluntários. Nunca é tarde de mais para se voltar à escola!

Atualmente, os projetos deste género são desenvolvidos não só por universidades, como por politécnicos, de norte a sul do país incluindo as ilhas. O percurso de ensino, foi construído e desenvolvido a pouco e pouco, mas abraçado por diversas instituições que até hoje se mantêm: Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade de Évora, Universidade Católica do Porto, Academia de Ciências de Lisboa e Universidade dos Açores.

Num molde um pouco diferente, surge o Instituto Politécnico de Leiria com o Programa 60+ | Formação Sénior. Este, assenta na exposição de saberes e experiências dos próprios alunos, que podem frequentar unidades curriculares de  Cursos Técnicos Superiores Profissionais  e/ou Licenciaturas, com ou sem avaliação.

Esta iniciativa é bastante interessante e destaca-se em duas vertentes. Por um lado, tem a possibilidade de integrar a comunidade académica de forma transversal, onde para além de “dentro da sala de aula”, conta com um vasto leque de atividades que encontramos na página do programa , tais como almoços de convívio, visitas de estudo, programas de parceria, projetos extracurriculares, entre muitos outros. Por outro lado, em termos de taxas e pagamentos, os valores são bastante reduzidos em comparação com outros programas deste género, onde cada unidade curricular ronda os 20 e os 60 euros.

Numa perspetiva mais linear e académica, podemos realçar a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) com o Programa de Estudos Universitários para Seniores, englobando áreas desde humanidades, ciências e saúde.

Como requisitos, é exigido que os candidatos tenham idade igual ou superior a 55 anos e 9 anos de escolaridade. Existe ainda, a obrigatoriedade para o certificado de aprovação e de frequência do curso a presença em 75% da carga horária total do curso. Em termos financeiros, este programa pode ter no máximo 4 unidades curriculares, onde os valores por unidade curricular variam entre os 120 – 400 euros.

Este ano, a Universidade de Lisboa criou a possibilidade de os maiores de 50 anos ingressarem num projeto de formação universitária. Com um espaço científico, social e cultural, aberto ao confronto de ideias e a relações intergeracionais, tendo por base as formações e experiências prévias dos estudantes, permitindo-lhes alcançar novos saberes numa área especifica, que os sensibilize e desperta curiosidade.

Este programa destaca-se pelas diversas áreas que abrange, tais como Belas-Artes, História e Filosofia das Ciências, Ciências Socais e Políticas, Ciências Jurídicas e Humanidades, fomentando o debate e o desenvolvimento individual!  

Quais os requisitos base para a candidatura?

O requisito elementar é os candidatos terem idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao ensino secundário ou equivalente.

Quais os custos associados?

Está tudo detalhado no site da Universidade de Lisboa, mas tem por base uma taxa de candidatura fixa de 10 euros. Depois, os valores de inscrição por faculdade/ curso variam entre os 15 - 25 euros por matrícula e cerca de 120 euros por unidade curricular.

Seja na Universidade de Lisboa, ou em qualquer projeto com esta dimensão, é sempre importante em qualquer fase da nossa vida aproveitarmos uma oportunidade para abraçar novos projetos e construir o futuro profissional que sempre desejamos.

Se quiseres saber mais informa-te em https://m50.ulisboa.pt/

As inscrições para a Universidade de Lisboa terminam já no domingo, dia 4 de setembro. Se achas que isto seria uma grande oportunidade para os teus pais, partilha com eles e diz para se despacharem!


DEIXA UM COMENTÁRIO