Portugal tem cinco escolas de Gestão entre as melhores da Europa

Ana Isabel Almeida
Editora Unlimited Future
1 Fevereiro 2023

O ranking do Financial Times (FT) que classifica as noventa e cinco melhores faculdades de Gestão da Europa contempla, este ano, cinco escolas nacionais. A NOVA SBE é considerada a melhor e o ISEG entra pela primeira vez na lista, da qual já faziam parte escolas como a Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON), a Porto Business School (PBS) da Faculdade de Economia do Porto e o Iscte Business School. Assim, Portugal ultrapassa Espanha e Itália – as quais contam com quatro faculdades no FT European Schools Ranking 2022.

 

O Iscte, por exemplo, subiu dez posições na lista, passando do lugar 77 para a posição 97. No entanto, apesar de ter sido a escola que mais progrediu, é (entre as escolas nacionais), a que tem piro classificação, seguida pelo ISEG que ocupa o lugar 65.

 

“A subida de dez posições reflete o compromisso com os estudantes, docentes e parceiros, consolidando a reputação internacional da Iscte Business School como uma escola de referência para aqueles que procuram um ensino de excelência”, refere Maria João Cortinhal, diretora do Iscte. “Os resultados alcançados demonstram a capacidade de inovação e inspiramnos a continuar a desenvolver oferta formativa de excelência, bem como a apostar na qualidade do corpo docente”, acrescenta.

 

Como referido acima, a faculdade portuguesa mais bem posicionada é a NOVA SBE, em 24º lugar, tendo subido três posições relativamente ao ano passado. A dean da instituição diz que “é com grande satisfação que somos já cinco escolas portuguesas a figurar no ranking, o que demonstra a excelente qualidade do ensino em Portugal”.

 

Quase logo de seguida, surge a CATÓLICA-LISBON, alcançando a posição 27. Filipe Santos, diretor da escola considera que “sermos destacados pelo Financial Times como uma das escolas de topo da Europa desde 2007 é para nós motivo de grande satisfação. A CATÓLICA-LISBON, que celebra este ano o seu 50º aniversário, é um hub de atração de talaento de docentes e alunos a nível mundial, um gerador de conhecimento de ponto em economia e gestão, e uma verdadeira rampa de lanaçamento para uma carreira de sucesso com verdadeiro impacto na sociedade.”

 

Já a Porto Business School é a terceira escola portuguesa mais bem colocada no ranking. Face ao ano passado, avançou sete posições passando do lugar 66 para o 59. Ramon OCallaghan, dean da PBS, considera que “num contexto marcado pela incerteza e pela constante transformação, é muito gratificante ver a Porto Business School a reforçar o seu papel enquanto referência internacional na área da formação em Gestão”.

 

Este ranking a nível global resulta das pontuações que as escolas registam nas outras listas parciais do FT, que avaliam o Mestrado em Gestão, Formação de Executivos, MBA e EMBA (Executive MBA).


DEIXA UM COMENTÁRIO