No dia 19 de fevereiro foi anunciado pela Associação Académica de Coimbra (AAC) um novo prémio literário para todos os alunos do ensino superior português, que procuram desvendar o seu talento e crescer enquanto escritores.
O prémio literário homenageia o escritor Manuel Alegre, vencedor do Prémio Camões em 2017, e tem por objetivo incentivar a criação de obras literárias pelos mais jovens. Serão destacadas, no total, seis obras editadas, sendo que aquela que ficar em primeiro lugar terá, também, direito a dois mil euros (2000€).
As obras deverão ter entre quinze mil a trinta mil caracteres e possuir uma sinopse e autobiografia, de acordo com regulamento oficial disponibilizado pela AAC. As candidaturas decorrem até ao dia 26 de abril e a entrega dos prémios está prevista para dia 31 de maio, caso a situação epidemiológica assim o permitir.
No painel de jurados encontram-se o escritor Manuel Alegre, o atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, o presidente da AAC, João Assunção, a professora catedrática especialista em literatura em literatura portuguesa do século XX, Clara Rocha, o poeta e crítico José Manuel Mendes, e o antigo deputado e ministro da Justiça, Alberto Martins.
A primeira edição do prémio literário conta com o apoio do banco Santander, grupo Leya, grupo Almedina e, ainda, com alguns setores académicos da Universidade de Coimbra, como a secção da escrita e jornalismo.