Universidades e Politécnicos vão poder abrir até mais 10% de vagas

Ana Isabel Almeida
Editora Unlimited Future
25 Agosto 2022

Foi aprovado, pelo Governo, um aumento excecional de vagas para o ano letivo que está prestes a arrancar. Este aumento, tem origem num elevado número de candidat@s na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior Público (+60 mil), pelo terceiro ano consecutivo.

 

O despacho publicado esta segunda-feira (22 de agosto) em Diário da Républica define de onde vêm e como é que essas vagas podem ser utilizadas. O mesmo despacho refere ainda, que esta medida procura dar resposta ao “aumento considerável de candidatos” ao ensino superior e aos seus objetivos de qualificação. Analisados os números, as instituições de ensino superior públicas abriram “53.560 vagas, o que significa que há mais 7913 candidaturas do que lugares nas instituições”. Assim, as referidas instituições “vão poder aumentar em até 5% o número de vagas fixadas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior” (CNAES) para o ano letivo 2022/2023.

Esta medida, tida como extraordinária, consiste na transferência de vagas dos concursos especiais que não tenham sido ocupadas ou que, na eventualidade dos concursos ainda não estarem concluídos, “as instituições prevejam que não venham a ter ocupação em função do número de candidatos”. A ação vem reforçar, por outro lado, a valorização de determinados cursos – sobre alguns dos quais já tinha sido permitido um aumento das vagas fixadas (superior aos restantes), em comparação com o ano letivo passado. Nesses casos, a medida prevê que o aumento excecional agora definido possa ir até 10%.  O objetivo é criar melhores condições para o prosseguimento de estudos nas instituições de ensino superior portuguesas.

Além das instituições de ensino superior públicas, o despacho prevê que também as universidades do setor privado possam aumentar o número de vagas que disponibilizam nos respetivos concursos de acesso – medida a aplicar igualmente através da transferência de vagas não ocupadas nos concursos especiais.

 

Registaram-se 61.473 candidaturas na 1ª fase do CNAES. Na sequência do despacho publicado relativo ao reforço do número de vagas, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou a abertura da plataforma online ao curso nacional de acesso ao ensino superior já e apenas este domingo, dia 28 de agosto. Todos os estudantes que desejarem, poderão apresentar ou alterar a sua candidatura desde as 00:00 até às às 23:59 de 28 de agosto.

Todos os estudantes que tenham dúvidas sobre como preencher o formulário do concurso nacional de acesso, deverão ver o vídeo resultante da Candidatura LIVE 2022 - a transmissão em direto que fizemos da candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.


DEIXA UM COMENTÁRIO