Mercado de Trabalho

5 Segredos para brilhares no teu primeiro emprego!

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
10 Março 2024

Já não falta muito para te juntares ao mercado de trabalho e queres saber como te podes destacar desde o primeiro minuto? Então não saias daí. Vamos partilhar contigo alguns dos segredos para brilhares nesta tua primeira experiência profissional!

 

Errar: a chave do sucesso 🔑

Desde tenra idade, é-nos transmitido que devemos evitar os erros a todo o custo. O que faz de nós adultos com um baixo nível de tolerância ao erro, seja da nossa parte, seja da parte de quem nos rodeia. 

No entanto, teria sido importante não ignorarmos a frase clichê que nos aparecia, vezes sem conta, escrita nas redes sociais ou nas portas das casas de banho da escola, segundo a qual: “errar é humano.”

De facto, errar é algo inerente ao ser humano. Como tal, o ideal é errarmos, o mais depressa possível, para conseguirmos perceber como podemos acertar e, consequentemente, atingirmos o sucesso pelo qual tanto lutamos. 

A propósito disso, deixo-vos com uma frase de Thomas Edison, a quem associamos a invenção da lâmpada: “Eu não falhei. Encontrei apenas 10 000 formas que não funcionaram.”.

Dito isto, acredito que já perceberam a ideia: Errar é humano. Errar é necessário. Errar pode até ser positivo, na medida em que nos permite aproximar do sucesso. Por isso, não tenham medo de errar. Lembrem-se que mais vale feito, do que perfeito. 

 

Resolver problemas: o chamado básico bem feito 💪

Se até aqui os problemas que tinhas para resolver assentavam sobretudo em questões, tais como: bebo água ou bebo sumo? Prepara-te para enfrentar uma realidade bem diferente no teu local de trabalho. 

Felizmente, hoje em dia, a maioria das vagas de emprego já menciona: “problem solver” ou “orientado para a resolução de problemas”, só para o caso de ainda não estar suficientemente claro que a entidade empregadora te paga para resolveres problemas e não para arranjares problemas. 

Como tal, não podes dizer que vais ao engano. De facto, tens de te preparar para resolver problemas, para tomar decisões...  

Para te ajudar nessa missão, desta vez vou citar Barack Obama: “Não precisas de chegar a 100% de certeza nas tuas grandes decisões. Chega a 51% e, quando lá chegares, toma a decisão, rapidamente, e fica em paz com o facto de que tomaste a decisão baseada nas informações que tinhas.”.

 

Feedback: arde mas cura 🩹

Se receber feedback te assusta, espera até começares a dar...

Se te é difícil lidar com as sugestões de melhoria que os teus colegas têm para te dar, imagina como será identificares melhorias que os teus colegas podem implementar, e teres de ser tu a dizer-lhes, sem fazeres a mínima ideia de qual reação esperar do lado de lá...

No fundo, dar feedback é uma grande responsabilidade, que deves abraçar com o máximo de empatia e generosidade que conseguires. 

Porque, se pensares bem, o que sentirias se viesses a saber que o teu colega do lado conhecia um método mais rápido de desenvolver determinada tarefa, mas não te tinha dito, porque não queria ser inconveniente? Conveniente seria poder poupar o tempo que perdeste, certo? 

Lá está, ao início dar feedback pode soar-te a criticar. No entanto, mais tarde ou mais cedo, perceberás que dar feedback é, na verdade, ajudar. 

 

Networking: if you’re not networking, your’re not working 💼

Certamente já ouviste falar dos milagres que o networking pode fazer por ti, mas será que já passaste da teoria à ação?

Vou partilhar contigo uma estratégia que sei que te vai ajudar a sair desse estado de inércia. 

Começa por dar resposta às seguintes questões:

- Quais são as oportunidades que procuro no mercado de trabalho?

- O que é que gostaria de alcançar no meu cargo atual?

- Quais são as competências que gostava de desenvolver?

- Que relações gostava de alimentar e com que objetivo?

Uma vez que tenhas conseguido dar resposta a grande partes destas questões, já poderás passar para o próximo nível: mapear os stakeholders.

Mas o que é isto de mapear os stakeholders? É simples! É identificares quem são as pessoas que conheces, que te podem ajudar a alcançar os teus objetivos, seja de forma direta, seja através da partilha de referências. 

 

Mentoria: a tua carreira é uma empresa e tu és o CEO 🚀

Este é um segredo ainda não muito explorado em Portugal, mas acredita em mim quando te digo que é capaz de ser o que tem mais potencial para alavancar a tua carreira para o próximo nível. 

Após entrares na organização e procurares fazer networking com os teus colegas de equipa, de departamento, de piso... Procura encontrar bons mentores, isto é, pessoas capazes de te ajudar em questões que tu ainda não dominas.

O ideal será seguires o conselho da Mafalda Rebordão e da Sara Aguiar e criares o teu board pessoal.

Partindo do pressuposto que tu és o CEO, quem será o teu CIO (pessoa responsável por te ajudar a encontrar uma oportunidade de trabalho fora do país)? E o teu CSO (pessoa responsável por te ajudar a melhorar as tuas skills de vendas)? E o CLO (pessoa responsável por te ajudar a desenvolver um perfil de liderança)?

Podem perfeitamente ser pessoas da tua organização ou até externas, o mais importante é que te ajudem a melhorar o teu desempenho profissional a cada dia que passa. 

 

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