Life Hacks

Truques para gerires melhor o teu tempo

Redator FUTURE
27 Dezembro 2024

A vida preenchida de um estudante é sempre repleta de desafios, sendo a gestão de tempo um dos maiores. Seja porque tens uma semana cheia de avaliações ou de atividades extra-curriculares, encontrar o equilíbrio que te permita brilhar nas duas vertentes nem sempre é fácil. Para alcançares sucesso em tudo o que o teu coração desejar, para além de uma dedicação profunda, podes seguir alguns destes conselhos: 

➡️Descobre qual o teu cronotipo 

Calma, não te assustes com esta palavra complicada! Vou simplificar. O nosso relógio interno não funciona igual para todos – cada pessoa tem o seu próprio ritmo, que afeta tanto a mente como o corpo. Ou seja, cada um sente o dia à sua maneira, e isso tem a ver com o teu cronotipo. Basicamente, significa que és mais produtivo em certos momentos do dia. Existem três tipos: o matutino, o vespertino e o indiferente. Se és matutino, vais estar a 100% pela manhã, pronto para conquistar o mundo. Se és vespertino, a tua energia aumenta à tarde ou à noite – é quando a criatividade aparece! E se és indiferente, não tens assim um pico claro de energia, estás bem em qualquer altura. Ajustar os teus horários de estudo e trabalho ao teu cronotipo pode ser uma jogada de mestre para fazeres as tuas tarefas difíceis quando estás no teu melhor. Experimenta e vê os resultados!

➡️Planeia a tua semana 

Antes de abordares os problemas, define a melhor forma de o fazer. Se tens 2 trabalhos para entregar num espaço curto, experimenta planear que períodos do teu tempo vais dedicar a cada um. Às vezes, a sensação de falta de tempo é resultado de uma falta de planeamento. Com organização, poderás, inclusive, poupar tempo! 

➡️Estabelece prioridades 

Em certas alturas, pode ser difícil alcançar todas as metas semanais. Por isso, ao organizares os teus dias, prioriza as tarefas mais urgentes, em detrimento de outras que poderão ser, momentaneamente, adiadas. 

➡️Faz uma to-do list  

Escrever é sempre uma boa opção. Registar todas as tuas tarefas num bloco de notas e ir atualizando à medida que as completas, pode não só ajudar na organização, mas também proporcionar uma sensação de progresso em relação às tuas prioridades.

➡️Procrastinar sim, mas não em demasiado 

Todos precisamos de chegar a casa e ligar a TV durante 15 minutos para descontrair. No entanto, limita esse tempo ao necessário para recarregar as energias e voltar às tarefas que ainda estão pendentes. As pausas são essenciais, mas sabe quando é a hora de retomar o foco.

➡️Usa aplicações que ajudam na organização

Os calendários do teu telemóvel ou das contas de email (outlook, gmail) podem ser um bom reminder dos compromissos importantes. Para além disso, aplicações como o Trello podem-te ajudar a gerir melhor os teus projetos e as to-do list de cada um.

 

Algumas destas sugestões podem parecer difíceis de aplicar, ainda assim, quando começares a ver os resultados positivos, vais questionar porque não começaste a aplicá-las mais cedo.  


DEIXA UM COMENTÁRIO